15 de outubro de 2025

Câmara celebra centenário de associação artística

Solenidade transcorrida no salão nobre da Câmara enalteceu os 100 anos da Associação de Cultura Artística de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador André Bandeira

A Câmara Municipal de Piracicaba, no requerimento 820/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB) promoveu reunião solene em comemoração ao centenário da Associação de Cultura Artística de Piracicaba.

O reconhecimento público é pelo valor histórico e cultural dessa instituição, bem como prestar "justa homenagem aos seus atuais gestores, que dão continuidade a este legado, com empenho, sensibilidade e compromisso com a valorização da cultura local", considerou o parlamentar na propositura aprovada por unanimidade no plenário da Casa de Leis. 

O evento foi realizado às 19h00, desta terça-feira (14), nas dependências do salão nobre "Helly de Campos Melges", prédio principal da Câmara, rua Alferes José Caetano, 834, Centro, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também pôde ser conferido nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br

A Associação de Cultura Artística de Piracicaba, fundada em 25 de maio de 1925, é reconhecida nacionalmente como uma das mais antigas instituições culturais em atividade contínua no Brasil, tendo desempenhado papel fundamental na difusão da música e das artes ao longo de um século de existência. Neste período, foi palco de renomados artistas e referência de excelência artística, contribuindo de forma expressiva para a formação cultural de Piracicaba. 

SOLENIDADE

O proponente da reunião solene, o vereador André Bandeira iniciou os trabalhos da noite, com a leitura bíblica, evocando o livro dos Salmos, capítulo 146, versículos 1 e 2, onde a mensagem divina preconiza: "Louvai ao Senhor, ó minha alma. Louvarei ao Senhor durante a minha vida, cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver". E para ocupar o lugar de honra, representando a ACAP (Associação de Cultura Artística de Piracicaba), a presidenta Juliana Barbosa Previtali.

A mestra de cerimônias, Lorena Val anunciou a presença de autoridades e personalidades, citando Gilmar Rota, presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, nas gestões de 2019 e 2022 e, que na oportunidade representou o deputado estadual Alex Madureira (PL) e Maria José Mendonça Barbosa, representando o Lions Club de Piracicaba Centro.

O vereador André Bandeira agradeceu a presença de todos e falou da honra e da imensa satisfação em comemorar os 100 anos da ACAP. "Quero cumprimentar a todos e a todas aqui presentes, que de alguma forma estão ligados à cultura, seja nativa, seja que já participaram da cultura piracicabana, seja que desenvolvem trabalhos no dia a dia. Quero, e muito, agradecer à querida Nicole por ter entrado em contato conosco, falado a respeito desta homenagem, o que para nós é uma honra imensa, a gente poder fazer esse reconhecimento dentro da Casa de Leis de Piracicaba, de uma entidade centenária no nosso município, que faz um trabalho excepcional voltado a promover a cultura, num país onde, infelizmente, a gente não tem tanto esse hábito".

André Bandeira também destacou a cultura excepcional de Piracicaba. E, citou a presença da "querida Luísa, que está aqui, que conheço já faz um tempinho e desenvolve um trabalho fantástico até hoje, seja dentro da Secretaria da Cultura, quando esteve lá, seja hoje acompanhando a nossa orquestra do município. Faz um trabalho fantástico. Em seu nome cumprimento todas as mulheres aqui presentes", disse o parlamentar, que também cumprimentou o ex-vereador Gilmar Rota.

O parlamentar ainda falou sobre o orçamento municipal, verificando que é um dos menores, além de comentar a respeito do PPA, que é o Plano Plurianual, para os quatro anos do mandato da gestão do prefeito Helinho Zanatta (PSD), citando também a LDO e a LOA, que é a lei orçamentária do município proposta para o próximo ano. "Infelizmente, como eu falei, a cultura é uma das pastas que tem menos recursos direcionados a desenvolver trabalhos aqui. Situações como essa torna ainda mais importante a atuação da ACAP, do trabalho que ela desenvolve, promovendo a cultura e a arte em nosso município", disse.

André Bandeira também citou Bianca, que "desenvolve um trabalho extremamente bacana, não só como escritora mas, enfim, seu trabalho profissional, no dia a dia. Em seu nome, quero cumprimentar a todos que estão aqui presentes hoje nessa celebração desses 100 anos de história da ACAP, na preservação da cultura do nosso município, por tudo aquilo que a gente tem de história, e que essa homenagem de hoje sirva não só como reconhecimento, mas principalmente como incentivo, para a gente continuar, mas principalmente a gente aumentar esse trabalho".

"À senhora, que desenvolve um trabalho fantástico no nosso município também, e à frente, agora, da ACAP. Quero, de todo o meu coração, desejar-lhe saúde, principalmente, e muito sucesso à frente da entidade. Conte conosco para somarmos forças, para buscarmos no nosso município, fora dele, na esfera estadual, na esfera federal, os recursos para a gente trabalhar a cultura no nosso município e, cada vez mais, a gente poder enriquecer ainda mais a nossa cidade, através da cultura, por meio do que ela proporciona para a nossa sociedade. É uma satisfação imensa a gente poder realizar essa solidariedade. Desejo aqui a todos, uma ótima noite e os meus parabéns, em nome de Juliana, a todos que fazem parte dessa história, desses 100 anos da ACAP. Meus parabéns a todos", finalizou André Bandeira.

HOMENAGEM

A diretoria e o conselho da ACAP, na figura da presidenta Juliana Barbosa Previtali, o vice presidente Milton Antônio de Mori, o diretor de patrimônio, José de Marco Alves Zinsle, a tesoureira Juliana Aparecida Franco Gaia, a secretária Nicole Nicoletti Jardim e as conselheiras Bianca Rosental e Eloísa Guerrini se colocaram à frente do salão nobre para receber a honraria das mãos do vereador André Bandeira, que fez a entrega da moção de aplausos 118/2025, pela celebração do centenário.

Juliana Barbosa Previtali ocupou a tribuna de honra para agradecer a comenda da Câmara. "Eu recebo esta homenagem com o coração profundamente emocionado, porque para mim ela não é apenas um reconhecimento, é um tributo à uma história que me inspira todos os dias. Quando eu aceitei o desafio de presidir esta instituição centenária, confesso que senti o peso, mas, acima de tudo, vi a beleza dessa responsabilidade, afinal, estamos falando de 100 anos de dedicação, de arte, de voluntariado, de amor por Piracicaba. Desde Fabiano Lozano, o fundador desta instituição, lá em 1925, até os que vieram depois, foram regentes, artistas, professores e sonhadores. A ACAP sempre foi movida por um mesmo ideal, acreditando que a arte transforma. É isso que me emociona, porque a cada ensaio, a cada concerto, a cada projeto que foi realizado, eu vi as vidas que foram tocadas, vi crianças descobrindo a música, jovens se apaixonando pela cultura, pessoas reencontrando nelas mesmas a beleza", disse.

"A correria do mundo às vezes faz a gente esquecer. Por isso, esta homenagem não é minha, ela é de todos, que ao longo de um século mantiveram viva essa chama. Ela é de todos que cantaram, tocaram, ensinaram, organizaram e, muitas vezes sem aparecer, mas sempre acreditando que a arte é o que dá sentido à vida. Agradeço de coração a Câmara Municipal de Piracicaba por esse gesto de reconhecimento na pessoa do vereador André Bandeira. Agradeço a minha diretoria, aos colaboradores, aos parceiros, aos artistas e a todos que caminharam e caminham junto comigo na ACAP. Agradeço também a minha família, os meus amigos, pelo apoio silencioso, mas essencial, que me permite continuar acreditando nesse propósito".

"Que esta noite seja mais do que uma comemoração, que seja um lembrete de que a cultura é o que nos ancora e o que nos devolve humanidade e pertencimento. E que a ACAP siga pelos próximos 100 anos com o mesmo espírito dos seus fundadores, com fé, coragem e amor à arte, porque a beleza educa, a música eleva e a cultura transforma. Muito obrigada", finalizou Juliana.

O vereador André Bandeira encerrou o evento enfatizando as palavras de Juliana. "O que ela nos proferiu agora há pouco, está no espírito da ACAP. Toda a história, como ela cita, todos aqueles que passaram, desde a sua fundação, ao longo da história e até hoje, fica essa marca e pode ter certeza, doutora, a senhora finca o teu nome também nessa história. Pode ter certeza que seu nome vai estar eternizado, por todo o trabalho já desenvolvido e que com certeza ainda vai desenvolver, junto com essa diretoria, com todos aqueles que estão aqui, dispostos a somar forças pela cultura da nossa cidade de Piracicaba", finalizou o parlamentar.

Texto: Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara