PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE MARÇO DE 2022

Câmara aprova flexibilidade na obtenção de recursos para o Febom


De autoria do vereador Gilmar Rotta, após publicação em diário oficial, o Corpo de Bombeiros de Piracicaba (SP) poderá receber o valor de um hidrante em dinheiro



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Pelo Sistema de Deliberação Remota, o presidente dos trabalhos permanece ao lado de alguns servidores que dão apoio à realização da reunião ordinária. Demais vereadores participam de seus gabinetes






O Febom (Fundo Especial dos Bombeiros) passará a ter uma flexibilidade quanto à arrecadação de recursos. A medida será possível porque o Legislativo aprovou na noite desta quinta-feira (10), durante a realização da terceira reunião ordinária do ano, o projeto de lei complementar 01/2022 de iniciativa do vereador Gilmar Rotta (Cidadania), que introduz alterações na lei municipal 421/2020 sobre o uso e ocupação, parcelamento, condomínio e edificação do solo urbano no município.

Na prática, o texto prevê que o Fundo Especial dos Bombeiros possa receber contribuições em dinheiro, ao invés, de hidrantes, por exemplo.

O autor da proposta justificou que, atualmente, o plano diretor de Piracicaba (SP) impõe a uma empresa que está fazendo um loteamento a obrigatoriedade de entregar ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) um hidrante completo. "Ocorre que existem na autarquia mais de 300 equipamentos, que estão armazenados em seus barracões, e não estão sendo instalados porque os hidrantes existentes no município já suprem todo o sistema", explicou o parlamentar. "Inclusive alguns estão vencidos, de acordo com o prazo de validade estabelecido pelo fabricante", completou.

O projeto permite que o loteador continue disponibilizando o hidrante, mas abre a possibilidade à incorporadora, de, ao invés de oferecer o dispositivo, entregue o valor dele em dinheiro, que será repassado ao Conselho Diretor do Febom, que poderá utilizar os recursos na aquisição de outros equipamentos para o Corpo de Bombeiros, a exemplo de mangueiras, além de acessórios utilizados no combate a incêndios e resgate de vítimas, possibilitando, também, complementar os valores para manutenção de viaturas.

O plenário aprovou em primeira discussão projeto de lei 258/2021, do Executivo Municipal, que aplica sanções administrativas, ou seja, multas de R$ 2 mil a R$ 10 mil reais, podendo culminar até na cassação do alvará ou licença de funcionamento, para pessoas físicas e jurídicas que comercializarem, adquirirem, transportarem, estocarem ou revenderem produtos oriundos de ações criminosas como furtos, roubos ou outros ilícitos.

A proposta, segundo o Executivo, é uma tentativa de frear os furtos e roubos de fios de cobre, sendo que, no ano passado, houve um aumento de 45%, em Piracicaba, em relação a 2020, dessa prática de crime. Escolas e parque público foram afetados com o furto de fiação de cabos de energia elétrica.

Ao todo o plenário apreciou 13 proposituras, com a aprovação em discussão única de quatro requerimentos, além de dois em regime de urgência, um projeto de lei complementar, também, em discussão única, e outros seis projetos de lei em primeira discussão, sendo quatro deles referentes à denominação de próprios públicos municipais.

Os trabalhos camarários continuam sendo realizados de forma on-line pelo SDR (Sistema de Deliberação Remota), quando o presidente da Câmara Municipal permanece sozinho no plenário "Francisco Antônio Coelho" e os demais vereadores participam diretamente de seus gabinetes. A medida é necessária devido às restrições sanitárias para à prevenção ao contágio do coronavírus.

Você pode acompanhar as sessões camarárias pela TV Câmara - em sinal aberto pela frequência 11.3 UHF, além dos canais por assinatura 4 da Claro / Net e 9 da Vivo Fibra. Pelas redes sociais do Legislativo no Youtube e Facebook, também é possível acompanhar, em tempo real, as transmissões. As rádios Câmara Web e Educativa FM abrem seus microfones pelo camarapiracicaba.sp.gov.br e pela frequência 105,9 MHz a partir das 19h30 e 20h respectivamente.

 

 



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Câmara André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas