PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE SETEMBRO DE 2022

Câmara aprova dia municipal e solenidade ao ‘Terço dos Homens’


Projeto de decreto legislativo 45/2022 e projeto de lei 156/2022 foram aprovados durante a 44ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (22).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

PDL 45/2022 e PL 156/2022 foram aprovados durante a 44ª reunião ordinária






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou a inclusão do Dia Municipal do Terço dos Homens no Calendário Oficial de Eventos do Município, proposto pelo projeto de lei 156/2022, dos vereadores Thiago Ribeiro (PSC) e Acácio Godoy (PP). A votação ocorreu durante a 44ª reunião ordinária, na quinta-feira, 22, e também aprovou o projeto de decreto legislativo 45/2022, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que institui na Casa a reunião solene em comemoração da data.

“O Terço dos Homens é uma iniciativa belíssima da Igreja Católica, em que cada paróquia tem o seu dia quando os homens se reúnem e rezam o terço, e isso resgatou a tradição dos pais irem com os seus filhos e os avós irem com seus netos às igrejas”, disse Acácio Godoy, coautor do PL 156/2022.

A origem do Terço dos Homens é desconhecida. Em âmbito mundial, há notícias de grupos de homens que se reúnem para oração do terço ao menos desde 1912. No Brasil, foi instituído por Frei Peregrino em 8 de setembro de 1936, em Vila da Providência, hoje cidade de Itabi, no Estado de Sergipe.

No Movimento Apostólico de Schoenstatt, baseado na aliança de amor com a Virgem Maria, originário da Alemanha e estabelecido no Brasil desde 1935, o Terço dos Homens começou a partir da iniciativa de um pequeno grupo que fazia a oração na rua.  Nos anos seguintes, a prática se expandiu para diversas paróquias, destacando-se no Estado de Pernambuco. Na cidade de Olinda, teve grande repercussão, tornando-se manifestação cada vez mais relevante do Movimento Mãe Rainha Três Vezes Admirável, do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Daí surge a denominação de Terço dos Homens Mãe Rainha.

Os grupos do Terço dos Homens continuam crescendo por todo o País. A partir de 2008, surgiram as romarias anuais do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. São centenas de homens que acorrem a esse evento, provindos de todos os recantos do território nacional.

A oração do Terço dos Homens tem sido para a população católica, momento de contemplação dos Mistérios de Cristo, associado ao louvor e à suplica a Maria, e ainda oportunidade de maior engajamento dos homens na vida litúrgica e pastoral. Ele tem se mostrado força de transformação de vida e de verdadeiras conversões, com ampla abrangência em todo o País, em que já é comum encontrar estados e municípios onde se já se criaram, por lei, os respectivos dias comemorativos.

A reunião solene em comemoração ao Dia Municipal do Terço dos Homens deverá ser realizada, anualmente, em 8 de setembro.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr Acácio Godoy Thiago Ribeiro

Notícias relacionadas