PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE OUTUBRO DE 2020

Câmara aprimora Lab-ID, plataforma colaborativa cidadã


Sistema permitirá ao cidadão enviar suas ideias diretamente ao Legislativo Piracicabano



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Iniciativa é regulamentada por resolução



A integração entre os departamentos e gabinetes da Câmara garantirá a implantação do Lab-ID (Laboratório de Ideias Legislativas), plataforma digital colaborativa em que a população terá a possibilidade de enviar sugestões ao Legislativo Piracicabano.

Estimular a participação popular é uma das premissas que norteiam a concepção do Lab-ID, instituído na Câmara por meio da resolução 10/2019, de 2 de dezembro, após a aprovação do projeto de resolução 13/2019, no mês anterior. Suas diretrizes estão alinhadas aos pilares do Parlamento Aberto, programa que busca a aproximação da população das atividades do Legislativo.

Na prática, o Lab-ID permitirá ao cidadão encaminhar ideias diretamente à Câmara. A plataforma digital, que será a “porta de entrada”, está em fase de desenvolvimento pelos profissionais do CPD (Centro de Processamento de Dados) da Câmara, ligados ao Departamento de Administração.

Para demonstrar como será o funcionamento da interface de trabalho, os servidores do CPD, o analista de sistemas Adriano Albuquerque da Silva e o programador Marco Antonio Pereira Junior, se reuniram na manhã desta sexta-feira (2), via Google Meet, com gabinetes e a diretora do Departamento de Comunicação, Valéria Rodrigues.

"A proposta vai enriquecer ainda mais as possibilidades que a população tem de participar das atividades legislativas. A participação popular tem sido uma crescente desde a implantação do Parlamento Aberto e cabe a nós, como agentes públicos, estimular e desenvolver novas ferramentas para ampliar ainda mais a proximidade do cidadão com a Câmara", destaca Valéria Rodrigues.

Após efetuar um rápido cadastro no sistema do Lab-ID e lançar a sua ideia, o cidadão poderá acompanhar todo o andamento da proposta na Câmara, como ainda seus desdobramentos e pareceres. A interface permitirá, por exemplo, anexar documentos e imagens. O autor da ideia poderá também divulgá-la nas redes sociais e receber engajamento externo.

Enquanto trabalha com o aprimoramento das ferramentas, os profissionais do CPD também se reunirão, nas próximas semanas, com a direção e os servidores dos departamentos de Assuntos Legislativos e de Assuntos Jurídicos. “Conforme as sugestões forem encaminhadas à Câmara, os gabinetes e departamentos formarão uma espécie de 'Banco de Ideias', que serão analisadas a partir da temática (meio ambiente, cultura, esportes, educação, por exemplo) e passarão por vários processos de checagem”, diz Adriano Albuquerque.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Matheus Erler Isac Souza

Notícias relacionadas