PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE JUNHO DE 2020

Câmara apoia Sebrae em curso para micros e pequenas empresas na crise


Vereadores André Bandeira, Isac Souza e Pedro Kawai destacam importância da qualificação, que será oferecida em cinco encontros, pela internet, entre 15 e 19 de junho.



EM PIRACICABA (SP)  

Programação prevê cinco aulas, com início sempre às 16h

Programação prevê cinco aulas, com início sempre às 16h
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

André Bandeira conversa com Jonas, em reunião no Sebrae, em 2019

André Bandeira conversa com Jonas, em reunião no Sebrae, em 2019
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Isac Souza em reunião com Jonas, na Câmara, em 2019

Isac Souza em reunião com Jonas, na Câmara, em 2019
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai destaca importância de curso oferecido pelo Sebrae

Pedro Kawai destaca importância de curso oferecido pelo Sebrae
Salvar imagem em alta resolução

Programação prevê cinco aulas, com início sempre às 16h



O Sebrae de Piracicaba oferecerá, entre os dias 15 e 19 deste mês, um ciclo de 10 horas de capacitação gratuita para empresários. Com o nome de "Kit Enfrentamento", as aulas visam qualificar empreendedores para superar os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia. A Câmara de Vereadores de Piracicaba colabora com a divulgação das atividades, que serão veiculadas em plataforma on-line.

Os vereadores André Bandeira (PSDB), Isac Souza (PTB) e Pedro Kawai (PSDB) são apoiadores do evento. Como ressaltou o gerente regional do Sebrae, Jonas Eduardo Nicodemo, os três parlamentares mantêm relação próxima com a unidade de Piracicaba, a qual abrange 17 municípios da região.

"Os vereadores já são nossos parceiros, trabalham bastante com a gente em processos de inovação, economia criativa, start-ups. Em Piracicaba temos uma parceria muito bacana com o Poder Público", enaltece Jonas. Assim como a Câmara, a Prefeitura também apoia a iniciativa.

O curso está dividido em cinco encontros. As aulas, com início às 16h e duas horas de duração, abordarão os temas "Inovando nas vendas", no dia 15; "Protegendo o caixa da sua empresa", no dia 16; "Conhecendo o crédito certo para seu negócio", no dia 17; "(Re)Negociando com fornecedores e clientes", no dia 18; e "Entendendo os seus direitos", no dia 19.

"Este curso foi preparado para ajudar os empresários neste momento de pandemia. Todos os temas são voltados para os problemas eles estão passando e abordarão toda a parte jurídica (de legislação, suspensão de contrato de trabalho), vendas (como as on-line e por delivery) e finanças (sobre como proteger o caixa da empresa, renegociar dívidas e prazos)", detalha Jonas.

Além das aulas, os participantes contarão com orientações adicionais. "Eles terão um profissional do Sebrae que atua como mentor para acompanhá-los durante o processo e também ajuda de consultores para tirar dúvidas sobre seus negócios de acordo com a realidade do empresário", explica o gerente regional.

As inscrições para o curso devem ser feitas neste link. As instruções para acessar a plataforma que veiculará o conteúdo das atividades serão enviadas por e-mail aos cadastrados. O único requisito para participar é que o negócio enquadre-se como micro ou pequena empresa, com faturamento máximo de R$ 4,8 milhões por ano.

O curso terá foco no curto prazo, destaca Jonas. "Temos total interesse na preservação dos empregos, em empresas sólidas, que aumentem o faturamento, mantenham os empregos e diminuam os custos neste momento tão crítico", diz, salientando que o segmento é responsável por cerca de 50% dos postos de trabalho formais no país.

Autor da proposta que instituiu em 2018, na Câmara, o Fórum Municipal Permanente de Educação Financeira, Empreendedorismo e Empregabilidade, André Bandeira aponta a importância histórica do Sebrae no fomento da economia. "Suas soluções atendem desde o empreendedor que pretende abrir o primeiro negócio até pequenas empresas consolidadas", diz, enaltecendo o curso virtual e gratuito oferecido pela unidade de Piracicaba.

Isac Souza chama a atenção para o aspecto prático do conteúdo que será oferecido, com a abordagem de temas que vão do crédito à nova dinâmica do mercado. "Este curso é fundamental para poder orientar os empresários neste momento, com suas atividades acontecendo, algumas de forma prejudicada ou paralisada por conta da Covid-19. Como o Sebrae atua para dar suporte a essas pessoas e ajudar as empresas a prosperarem, esta é uma atitude muito positiva, que vai ter um forte impacto e abrir possibilidades.

Pedro Kawai classifica a iniciativa do Sebrae como "fundamental neste momento". "Em tempos comuns, capacitar-se para ter sucesso no seu negócio já é importantíssimo; agora, com essa crise jamais vista, que surgiu de repente, torna-se muito mais significativo ter essa qualificação para enfrentá-la", analisa.

"Problemas de fluxo de caixa, contato com fornecedores e clientes e negociações de vendas e do aluguel, por exemplo, formam parte de uma realidade diferente da de antes da pandemia. Além disso, houve também mudanças na legislação trabalhista e tributária, e o Sebrae, como sempre muito atento, traz às empresas esse tipo de conversa para poder ajudá-las a fazer esse enfrentamento", completa o vereador.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Emprego e Renda André Bandeira Pedro Kawai Isac Souza

Notícias relacionadas