
31 DE MAIO DE 2022
José Carlos Magazine, em discurso na Tribuna Popular durante a 22ª reunião ordinária, cobrou maior fiscalização no despejo de esgoto na cidade e enalteceu trabalho da CPI
José Carlos Magazine em discurso na Tribuna Popular durante a 22ª reunião ordinária de 2022
O discurso do orador José Carlos Magazine na tribuna popular na noite desta segunda-feira (30) foi marcado por críticas à parceria público-privada (PPP) que cuida da coleta e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba.
Segundo Magazine, que já chefiou uma equipe de fiscalização técnica do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), "de início, eu com a minha equipe, observamos o total despreparo da empresa que participou da licitação para a concessão para tratar o esgoto da nossa cidade. Nós tivemos que ensinar funcionários da concessionária a como tratar esgoto", afirmou.
Ainda de acordo com o orador, a fiscalização técnica, ou seja, aquela realizada em campo, foi encerrada em 2016, quando o então presidente do Semae foi substituído: "quando a administração foi reeleita, em 2016, a primeira coisa que houve foi a mudança do presidente, onde veio um ex-funcionário do grupo Equipav para comandar o Semae. A primeira coisa que esse cidadão fez foi destituir a equipe de fiscalização técnica", disse.
José Carlos Magazine também criticou o que considera uma não atuação das autoridades públicas para coibir o despejo irregular de esgoto na cidade: "hoje, estamos vendo às claras e na cara de todo mundo o crime ambiental que a empresa Mirante pratica e ninguém toma atitude nenhuma. A avenida 31 de março é só esgoto, e ele sai do lado do Clube de Campo. Está ali na cara do gol. Cadê as autoridades? Cadê Cetesb, Polícia Ambiental, cadê as autoridades?", questionou o orador.
Ele ainda enalteceu o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada pela Câmara Municipal de Piracicaba para fiscalizar possíveis irregularidades nos serviços de água e esgoto na cidade e que, recentemente, concluiu seu relatório: "espero que o Ministério Público, o prefeito, o presidente do Semae e demais autoridades valorizem o trabalho que os senhores fizeram, dos 17 vereadores que votaram a favor dessa CPI".
Por fim, Magazine concluiu: "O doce está mastigadinho. É só a caneta cantar, engolir o docinho e passar a caneta".
O discurso completo do orador pode ser visto, na íntegra, em vídeo no canto superior esquerdo da página.