PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE JULHO DE 2019

Buscador no Diário Oficial amplia acesso a informações


Apontado como necessário pelo Observatório Cidadão, instrumento pode ser utilizado a partir do site da Câmara de Vereadores de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Leandro Trajano (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Diário Oficial do Município pode ser acessado pelo site da Câmara

Diário Oficial do Município pode ser acessado pelo site da Câmara
Foto: Rafael Henrique da Silva (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano Salvar imagem em alta resolução

Diário Oficial do Município pode ser acessado pelo site da Câmara



O site do D.O.M. (Diário Oficial do Município), onde são expostas as publicações legais do município, conta, agora, com um buscador digital, sistema que amplia o acesso a informações. No Boletim de Transparência Pública, em que mede a aplicação da LAI (Lei de Acesso à Informação) no poder público, o Observatório Cidadão sugeriu a introdução deste instrumento à Câmara de Vereadores, o que foi levado à administração municipal.

Na manhã desta quarta-feira (3), o secretário municipal de Administração, Evandro Evangelista, comunicou ao presidente Gilmar Rotta (MDB) a mudança que poderá interferir positivamente nos índices de transparência dos dois poderes. "São avanços importantes que consolidam o programa Parlamento Aberto e levam à sociedade as informações de forma cada vez mais acessível", avaliou Rotta.

É possível acessar o D.O.M. neste link direto do site oficial da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o qual encaminha para a página do buscador da publicação oficial do Município. A base de dados é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Administração. É possível fazer pesquisa de informação a partir de nomes de secretarias, órgãos, pessoas etc., o que facilita o trabalho de quem precisa de detalhes do conteúdo. 

Embora a Câmara seja bem avaliada pelo Observatório de Transparência Pública do Observatório Cidadão, com 88% da LAI atendida, e não seja responsável pela edição e publicação do D.O.M., a organização tratou a falta do instrumento como atendimento “parcial” em relação ao acesso à publicação e, como proposta, introduziu “elaborar ferramenta de busca” para possibilitar pesquisa. "Com o buscador, atendemos mais um quesito importante", disse o presidente.

Além das leis, são publicadas no D.O.M. licitações, atas de plenário e demais atividades do poder público local. Atualmente, a publicação do Município é apenas por meio eletrônico. 

TRANSPARÊNCIA – A Câmara aprovou, em 22 de abril, o projeto de resolução 4/2019, onde instituiu na Casa o programa Parlamento Aberto, em que desenvolve diversas ações voltadas ao aprimoramento da transparência e acesso às informações públicas e a participação social, baseados na inovação, tecnologia e educação para a cidadania.

Desde novembro de 2015, o Legislativo passou a melhor índice de atendimento da LAI, medido pelo Observatório Cidadão, chegando ao número histórico de 88%.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto

Notícias relacionadas