PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE JULHO DE 2020

Bares e restaurantes devem priorizar área externa em reabertura


Arquiteto Rodrigo Ueno falou sobre tendências na retomada de bares e restaurantes na live desta terça-feira (30) do Parlamento Aberto.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

O arquiteto participou da live desta terça-feira (30) do programa Parlamento Aberto







A priorização de áreas externas para bares e restaurantes é uma das tendências na pós-pandemia de acordo com o arquiteto e designer Rodrigo Ueno, que participou da live desta terça-feira (30), no perfil do Instagram do programa Parlamento Aberto. Isso já ocorre, por exemplo, em outros países, como na Espanha, que já investia na disposição de mesas em espaços externos e agora delimitou o espaço de atendimento para somente essas áreas.

No Estado de São Paulo, que estuda a reabertura de bares e restaurantes dentro da Fase 3 do Plano de Retomada, ainda não há determinações sobre como se efetivará uma eventual retomada do setor, explicou Ueno. No momento, existem apenas recomendações, como as da Abrasel (Associação Nacional de Bares e Restaurantes), que disponibilizou uma cartilha com orientações para a retomada destes estabelecimentos.

Essa tendência deve impactar, inclusive, os pequenos estabelecimentos, que reivindicam uma liberação maior para uso das calçadas para a disposição de mesas. "Isso acontece, principalmente, na região central da cidade de São Paulo, onde há essa busca pela utilização da área da calçada para a garantia da segurança dos consumidores", aponta.

Especializado em projetos de bares e restaurantes, ele acredita que a tendência será verificada até mesmo pelo próprio comportamento dos consumidores. “Naturalmente o público vai buscar a área externa, até por conta de todo o receio neste contexto da pós-pandemia, então os bares e restaurantes que tiverem qualquer espaço, como varanda ou mesmo um quintal, poderão adaptar para atender os seus clientes", avalia.

Outro fator que deve impactar no uso é a diminuição no tempo de abertura, já que, conforme a previsão de reabertura na cidade de São Paulo, é de que bares e restaurantes voltem a funcionar por apenas seis horas diárias. No entanto, a Abrasel reivindica a possibilidade, especialmente para quem serve almoço e jantar, abrir em dois períodos de quatro horas.

Também foi apontada pelo arquiteto a tendência de criação de um layout diferente para o maior aproveitamento do espaço do salão, visto que haverá delimitação de uso. De acordo com a cartilha da Abrasel, esta delimitação deve ser de 40% da capacidade de ocupação do espaço. “A gente vai ter que aproveitar melhor esse espaço do salão e uma distribuição inteligente no layout vai fazer a diferença”, comentou o arquiteto.

Com a delimitação do espaço do salão, o arquiteto também indica como tendência a instalação de cozinhas voltadas para a fachada e o aprofundamento das chamadas "dark kitchens", algo que já existia antes da pandemia, que são cozinhas voltadas apenas para delivery, e que tornou-se o carro-chefe destes estabelecimentos durante a quarentena.

A busca por locais mais espaçosos também é tendência, segundo Ueno, "visto que não será mais permitido o compartilhamento de mesas", sistema que vinha ganhando espaço e que, agora, deverá perder força. Além disso, salientou o arquiteto, o uso de máscara deve ser aplicado em todos ambientes, como já determinado em outros empreendimentos comerciais.

Outro ponto destacado na live foi a demissão de profissionais que atuam na área de bares e restaurantes. De acordo com a Associação Nacional de Restaurantes, 72% das empresas desse setor promoveram demissões e em torno de 1,2 milhão de pessoas foram demitidas.

O arquiteto comentou que o número de demissões em Piracicaba, até o momento, são inferiores ao de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Contudo, a falta de empregos para profissionais da área de atendimento do espaço do salão, como garçons, por exemplo, é uma dificuldade para muitos trabalhadores. O arquiteto disse que as determinações de distanciamento e a diminuição no número de consumidores podem ocasionar a falta de oportunidades para a contratação desses profissionais.

“Mesmo com a retomada, ainda terá uma série de restrições, número certo de pessoas e até o público no começo vai estar muito receoso”, esclareceu o designer.

Rodrigo usou exemplos de outros países que já estão em processo de retomada dos bares e restaurantes. Ele destacou a Alemanha, que detalhou o sistema de reserva de mesas para que os donos desses estabelecimentos possam entrar em contato com os consumidores caso seja descoberto que alguém que esteve no local tenha se contaminado pelo Covid-19.

Ueno também citou Hong Kong, onde foi determinado o uso de mesas por somente oito pessoas em bares e restaurantes. “Aqui no Brasil ainda não se fala nisso, se fala só da capacidade do salão. Ainda não se tem esse detalhamento”, comentou, ao salientar que a recomendação da Abrasel, conforme a cartilha divulgada pela instituição, é o distanciamento de até dois metros entre mesas e entre um metro de cadeiras.

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web, que está anexado nesta matéria.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, é possível se cadastrar na lista de transmissão do Whatsapp neste link.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Emprego e Renda Parlamento Aberto Coronavírus

Notícias relacionadas