
19 DE JULHO DE 2017
Educação Ambiental seria a principal atuação do local conforme texto da indicação 2623/17 de 14 de julho
Bandeira quer implantação de um Jardim Botânico em Piracicaba
O vereador André Bandeira (PSDB) protocolou indicação à Prefeitura solicitando a implantação de um jardim botânico na cidade. O objetivo do local é desempenhar um papel relevante e vital na conservação vegetal com uma atuação em processo educacional, ou seja, “a ampla abordagem na questão da educação ambiental”.
“Um dos objetivos essenciais para criação é a educação e conscientização da importância das plantas na vida dos seres humanos e no ecossistema global e também chamar a atenção paras as ameaças que os vegetais e os habitats enfrentam. Os jardins botânicos podem conduzir a sociedade a pensar em formas de proteção da biodiversidade”, enfatiza o parlamentar.
Segundo o legislador, a educação ambiental envolve a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e competências vinculadas à conservação e o comprometimento com problemas futuros para buscar maior harmonia do ambiente da vida e, um dos princípios básicos da educação ambiental, é reconhecer que a proteção da diversidade de todas as formas de vida é essencial para sobrevivência também dos seres humanos.
“Essa visão educacional deve ser atrelada a situações pedagógicas, onde alunos, professores e comunidade sejam capazes de tecer relações culturais e históricas com a biodiversidade a sua volta. Lembrando que os jardins botânicos, apesar da sua amplitude planetária de seus objetivos e perspectiva, têm nas realidades locais a base para sua atuação”, explica Bandeira.
A justificativa da propositura de autoria do vereador detalha que: um 'jardim botânico tem como uma de suas metas a preservação da flora, em especial do planalto local e regional através de pesquisas, educação ambiental e manutenção de uma coleção, em observação aos preceitos legais e científicos, contribuindo para meta global de manutenção da biodiversidade para as futuras gerações. Neste espaço podem ser produzidas plantas que serão observadas e acompanhadas rigorosamente, desde a coleta das sementes, sua propagação e acompanhamento da planta até seu destino final'. O viveiro 'busca resgatar e reproduzir espécies nativas. As plantas e sementes coletadas na natureza são cultivadas e beneficiadas para que componham, em um futuro próximo, as coleções de plantas do jardim' botânico.
“Além de trabalhar no formato educacional, o jardim botânico pode ser um grande centro turístico para Piracicaba”, defende o parlamentar em sua indicação.