06 de fevereiro de 2017
Bancada do PSDB propõe criação de Comissão de Agricultura
Comissão terá autonomia para promover política de planejamento agrícola e de desenvolvimento tecnológico para o setor.
Motivada pela vocação de Piracicaba no setor agrícola, a bancada do PSDB da Câmara protocolou projeto de resolução para a criação da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. A proposta, que ainda será levada à votação em plenário, partiu dos vereadores André Bandeira, Pedro Kawai, José Longatto, Osvaldo Schiavolin, Rerlison Rezende, Jonson Oliveira e Nancy Thame.
De acordo com dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Piracicaba tem 46,99% de sua área destinada à plantação, enquanto a média nacional é de 7,65%. Na justificativa ao projeto de resolução, os parlamentares destacam que o setor rural, responsável pela produção de fibras, alimentos, energia e insumos em geral, não pode ser menosprezado a ponto de não contar com uma comissão na Câmara que trate especificamente desses assuntos.
Pela proposta, a nova comissão terá autonomia para emitir parecer sobre a organização do setor rural sustentável; propor políticas públicas de cooperativismo; estudar as condições sociais no meio rural e as migrações rural-urbanas; e fomentar a elaboração de proposituras sobre estímulos fiscais, financeiros e de crédito à agricultura, pesquisa e experimentação agrícola.
Também caberá à comissão promover política de planejamento agrícola e de desenvolvimento tecnológico, extensão rural, abastecimento e comercialização de produtos agropecuários e da aquicultura, assim como de eletrificação rural, insumos agropecuários e saneamento rural.
Atendendo à necessidade já identificada por técnicos da área, a comissão tratará, ainda, de padronização e inspeção de produtos vegetais e animais; inspeção e fiscalização do uso de defensivos agrotóxicos nas atividades agropecuárias; uso ou posse temporária da terra; contratos agrários; regularização do domínio de terras rurais e de ocupação, alienação e concessão de terras públicas.
Para a realização dessas tarefas, sempre que necessário, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural solicitará pareceres e estudos técnicos ao Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), ao Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e a órgãos e instituições que possam auxiliar na avaliação de matérias sob sua competência.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
18 de dezembro de 2020
18 de dezembro de 2020
18 de dezembro de 2020
18 de dezembro de 2020