PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE MARÇO DE 2017

Aula inaugural da Escola do Legislativo avalia desafios do Brasil


Cientista política da Unicamp, Andréa Cristina Gozetto ministrará palestra aos participantes do Curso "Advocacy: Ferramentas para influenciar os Rumos do Brasil"



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Aula inaugural da Escola do Legislativo avalia desafios do Brasil

Aula inaugural da Escola do Legislativo avalia desafios do Brasil
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Andréa Cristina Oliveira Gozetto

Andréa Cristina Oliveira Gozetto
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Aula inaugural da Escola do Legislativo avalia desafios do Brasil



Nesta segunda-feira (3), das 19 às 23 horas, na sala de reuniões, 2º andar do prédio anexo da Câmara, rua São José, 547, a Escola do Legislativo inicia suas atividades com a aula inaugural, ministrada pela cientista política Andréa Cristina Oliveira Gozetto, formada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na divulgação do curso "Advocacy: Ferramenta para Influenciar os Rumos do Brasil".

Advocacy constitui o processo organizado e planejado de informar e influenciar tomadores de decisão, por meio de conscientização e engajamento de outros atores da sociedade, tendo como objetivo promover mudança (ou manutenção) de uma política pública de interesse amplo, baseada em evidências concretas.

Tendo como público alvo profissionais do campo social (associações, organizações não governamentais, fundações, coletivos, movimentos sociais), estudantes, políticos e empresários, este curso acontece apenas nesta segunda-feira (3) e, se insere no módulo temático do eixo sobre educação para a cidadania, onde foram disponibilizadas 30 vagas.

O conteúdo programático do curso abordará sobre a definição do que é e o que não é advocacy, os tipos, principais abordagens, como atuar, o que se busca com as ações da profissão e os desafios da atividade no Brasil, além de avaliar exemplos de boas práticas.

O site da Escola do Legislativo (escola.camarapiracicaba.sp.gov.br) recebe inscrições para três cursos voltados à qualificação da atividade política. As aulas serão dadas por especialistas e professores de instituições que firmaram parceria com a Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para esclarecer dúvidas e situações não previstas, os interessados podem entrar em contato com a Escola do Legislativo através do email escola@camarapiracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone 34036500, ramal 6612.

Inscrições

As inscrições para os cursos são feitas em formulário online. Cada curso tem data de abertura e uma data de encerramento das inscrições. Para realizar o procedimento de inscrição, o interessado deve localizar, no site da Escola do Legislativo, o curso desejado que esteja sinalizado com a informação "inscrições abertas". Ao clicar neste link, o interessado será direcionado para um formulário on-line de inscrição.

O preenchimento do formulário até o final e a mensagem de inscrição realizada com sucesso não garante ao interessado sua matrícula no curso. A Escola do Legislativo, encerrado o prazo, enviará email aos candidatos confirmando sua matrícula, de acordo com a ordem de inscrição.

Em casos excepcionais, as inscrições poderão ser feitas presencialmente, ou pelo telefone 3403-6500, ramal 6612. Na hipótese de desistência do curso, o candidato compromete-se a avisar com antecedência para que seja possível contemplar outro interessado. Uma vez efetuada a inscrição, ocorrendo o não comparecimento sem justificativa prévia, o aluno só terá nova matrícula aceita após seis meses contados a partir da última não participação injustificada.

Controle e registro de frequencia

O controle de frequencia aos cursos da Escola do Legislativo é feito por meio de lista padronizada, gerada automaticamente a partir do relatório de inscrições realizadas com sucesso na plataforma on-line. Nos casos em que o interessado inscrito localizar inconsistências na lista de presença é imprescindível que a Escola do Legislativo seja informada, por email, (escola@camarapiracicaba.sp.gov.br) da necessidade de correção.

Critério de certificação

Fazem jus à certificação das atividades realizadas aos alunos regularmente inscritos e que comprovem a participação, com aproveitamento, em pelo menos 75% das aulas dos cursos livres. Fazem jus à certificação nos eventos de único dia (seminários, debates, palestras), os alunos regularmente inscritos que participarem integralmente da atividade. Os certificados serão emitidos pela Escola do Legislativo e encaminhados por e-mail ao aluno a partir do 10º dia após o término do curso.

Palestrante

Cientista Política especializada em defesa de interesses, Andréa é doutora em Ciências Sociais pela Unicamp (2004) e mestre em Sociologia Política pela Unesp -Araraquara (1998). Concluiu o estágio de pós-doutoramento em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2015. É coordenadora acadêmica do MBA em Economia e Gestão – Relações Governamentais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) MGM, professora convidada do MBA em Gestão Pública do Centro Universitário Senac e orientadora/pesquisadora do MBA em Gestão Pública Municipal da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É consultora da Gerência de Desenvolvimento Associativo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para a “Oficina de Mobilização para defesa de interesses da indústria”. Publicou diversos artigos sobre defesa de interesses no Brasil, como: Interest groups in Brazil: a new era and its challenges (2014), Lobby e Políticas Públicas no Brasil (2013), Lobby e Reforma Política (2012), Lobby: instrumento democrático de representação de interesses? (2011) e Estratégias de ação dos grupos de interesse empresariais e de trabalhadores no Legislativo federal brasileiro (2011).

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas