PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE DEZEMBRO DE 2020

Audiência pública discutirá Plano Diretor de Desenvolvimento Rural


Discussão será em 14 de dezembro, às 10h, no Plenário Francisco Antonio Coelho



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Público poderá acompanhar discussões pela TV e internet



A Câmara de Vereadores de Piracicaba realizará, às 10h de 14 de dezembro, no Plenário Francisco Coelho, audiência pública para discutir o projeto de lei complementar 20/2020, que aprova o Plano Diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Piracicaba. É o que prevê o requerimento 532/2020, aprovado na 39ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (3), de autoria da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, composta pelos vereadores Nancy Thame (PV), presidente, Gilmar Rota (CID), relator, e Laercio Trevisan Jr (PL), membro.

Para a audiência estão convocados o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Camilo Barione, e o presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), Arthur Ribeiro.

Como há restrição da participação presencial (como medida de prevenção à transmissão do novo coronavírus), o requerimento destaca que a TV Câmara fará a transmissão ao vivo, nos canais 4 da NET, 9 da Vivo e 60.4 na TV aberta (sinal digital), além do Facebook, Youtube e site camarapiracicaba.sp.gov.br.

Neste caso, estão convidados o prefeito Barjas Negri, o vice-prefeito e secretário de Governo Jose Antonio Godoy, o procurador geral Milton Sérgio Bissoli, os secretários José Ademir Moraes Leite (Finanças) e Wlamir Schiavuzzo (Obras) e o presidente do Semae, José Rubens Françoso. O requerimento cita ainda o convite a toda a sociedade piracicabana, instituições de ensino, entidades civis, conselhos municipais, além de entidades e organismos ligados ao tema.

Instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, o Plano Diretor de Desenvolvimento deve ser aprovado pela Câmara Municipal, conforme previsto no artigo 182 da Constituição da República Federativa do Brasil.

Em Piracicaba, a revisão do Plano Diretor ocorreu durante o ano de 2019 e deu origem à lei complementar 405/2019, que contém entre as diretrizes gerais a Política de Desenvolvimento Rural Sustentável, Segurança Alimentar e Nutricional. Conforme essa lei, o Executivo teria que enviar à Câmara um projeto específico, em até 180 dias, criando o PMDRS (Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável). O prazo, no entanto, foi prorrogado para 360 dias e vence em dezembro deste ano, o que fez com que o Executivo enviasse à Câmara o PLC 20/2020.

“Um projeto de lei complementar desta envergadura exige apuração detalhada de seu conteúdo, sustentado por estudos técnicos que amparem seus fundamentos legais, além da transparência das discussões parlamentares e da tramitação do projeto, bem como a garantia da participação popular no processo legislativos e do controle social, em razão do exercício da cidadania nas tomadas de decisões pertinentes às questões de tamanha relevância no município”, diz o texto da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Nancy Thame

Notícias relacionadas