10 de fevereiro de 2026

Atleta piracicabano campeão mundial de Boxe Chinês receberá moção de aplausos

Propositura de Rafael Boer reconhece a conquista de Marcelo Rodrigues na categoria peso pesado na competição organizada pela The World Kuo Shu Federation

A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou nesta segunda-feira (9) uma moção de aplausos ao atleta piracicabano Marcelo Rodrigues, pela conquista do título de Campeão Mundial de Boxe Chinês (Kuoshu/Lei Tai), na categoria peso pesado, acima de 98kg. A competição foi realizada em outubro do ano passado, na cidade de paulista de Araraquara. 

A honraria, aprovada em plenário na 3ª Reunião Ordinária da Câmara, foi proposta pelo vereador Rafael Boer (PRTB).

O texto da moção 7/2026 destaca que o campeonato, organizado pela The World Kuo Shu Federation, é uma “competição internacional de altíssimo nível técnico”, e que “a consagração de Marcelo Rodrigues como campeão mundial é o resultado de uma trajetória marcada por mais de duas décadas de dedicação, disciplina e comprometimento com as artes marciais, construída com esforço contínuo, superação de desafios e profundo respeito aos valores do esporte”.

A propositura ainda ressalta que antes de alcançar o ápice de sua carreira no cenário mundial, “o atleta acumulou expressivas conquistas em campeonatos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, destacando-se pela excelência técnica, preparo físico, equilíbrio emocional e espírito esportivo”.

Rafael Boer também aponta que a conquista do título mundial representa um marco histórico não apenas para a carreira do atleta, mas para o esporte piracicabano e brasileiro como um todo.

“Tal feito evidencia o alto nível do trabalho desenvolvido no Brasil e projeta Piracicaba como um polo de excelência nas artes marciais. Além de atleta de alto rendimento, Marcelo Rodrigues exerce relevante papel como professor, treinador e formador de novos talentos, contribuindo ativamente para a difusão do boxe chinês e para a formação esportiva e cidadã de crianças, jovens e adultos. Seu trabalho vai além das competições, impactando positivamente a comunidade e fortalecendo o esporte como instrumento de disciplina, inclusão e transformação social”, traz trecho da moção. 

A data e o local da entrega da homenagem ainda serão divulgados.

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583