PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE JULHO DE 2021

Atividade ambiental em escola municipal tem participação de mandato


Mandato coletivo A Cidade É Sua participou, na quarta-feira, do projeto "Ação: Lixo Não!", que envolveu alunos da escola municipal "São Vicente de Paulo", no bairro Alto.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A Escola Municipal "São Vicente de Paulo" envolveu os alunos em uma atividade, na última quarta-feira (30), para promover a conscientização ambiental sobre a destinação correta a ser dada a resíduos e materiais recicláveis, uma vez que o entorno do estabelecimento de ensino, situado no bairro Alto, tem sofrido com o descarte irregular há algum tempo.

O lançamento do projeto "Ação: Lixo Não!" teve a participação do mandato coletivo A Cidade É Sua, integrado pela vereadora Silvia Morales (PV), Pablo Carajol e Jhoão Scarpa. A ação contou com a montagem de uma exposição sobre os trabalhos das dez turmas dos Jardins I e II e de uma turma de 1º ano, que abrangeu cerca de 250 crianças de forma remota e 30 presencialmente, conforme revezamento já adotado devido ao momento da pandemia.

Na direção da escola, a professora Vanessa Pupo tem conduzido o trabalho de fortalecer o coletivo, valorizando as ações da equipe escolar e o papel social e formador da escola num sentido mais amplo e estabelecendo os desafios e a importância das relações entre a escola e a sociedade, além de dar oportunidade às crianças para o exercício da cidadania. Após as observações, produções e vivências dos alunos sobre a necessidade de dar destinação correta aos resíduos, foram efetuadas visitas e conversas com os vizinhos e comércios locais que fazem o descarte de materiais e lixo em frente ao portão de saída e no entorno da escola.

"Em dezembro do ano passado, a 'São Vicente de Paulo' realizou o projeto da pintura do muro da escola, juntamente com diversos artistas que se prontificaram a estampar suas expressões em nosso espaço, pois, além de todo o trabalho artístico, com a área externa revitalizada, acreditamos que este problema também seria sanado", comentou Vanessa.

Enquanto papel da escola, a equipe se propôs a desenvolver um trabalho pedagógico em que, além de fazer críticas à realidade social que estão enfrentando, busca conscientizar a comunidade escolar e a sociedade em geral de que o descarte em vias públicas é proibido, não bastando se "livrar" do próprio lixo gerado e transferir a questão para terceiros.

Com os objetivos de reforçar as orientações sobre o descarte correto dos materiais, prestar esclarecimentos e socializar contatos sobre os programas que a cidade oferece na área, o projeto envolveu as secretarias municipais de Educação e de Defesa do Meio Ambiente, o Núcleo de Educação Ambiental e a Câmara, representada pelo mandato coletivo A Cidade É Sua, que tem forte atuação no tema.

Também estão entre os propósitos do projeto: iniciar parceria com a comunidade escolar e seu entorno para a preservação da natureza e o reforço do pertencimento da comunidade em relação à escola; oferecer esclarecimentos sobre o descarte correto de resíduos; cumprir a função social da escola em levar a educação "para além dos muros"; e envolver as crianças e dar oportunidades para que exerçam seu papel de cidadãs.

As estratégias utilizadas na quarta-feira incluíram a distribuição, no entorno da escola, de um jornal com informativos criados com a participação das crianças sobre o correto descarte de resíduos; do material produzido pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente; e dos contatos dos programas municipais para que a comunidade possa conhecê-los. A intenção da direção da "São Vicente de Paulo" é dar continuidade ao projeto, no segundo semestre, por meio da participação de outros colaboradores e do aprofundamento da formação das crianças sobre o tema.

Além dos integrantes do mandato coletivo A Cidade É Sua, a ação contou com a presença das representantes da Secretaria Municipal de Educação Renata Dominguez de Toledo Bastos e Marizete Juvenal e de toda a equipe escolar da "São Vicente de Paulo": professores dos jardins, berçários e maternais; funcionários da limpeza e da zeladoria;  merendeiras (que alteraram o horário das refeições para as crianças explorarem a vizinhança); auxiliares de ação educativa (entre os quais Adriana Frias, que fez o projeto gráfico do jornal e organizou a exposição); escriturário; e coordenadora.

"O projeto e a temática terão continuidade na escola e o que se espera com o 'Ação, Lixo Não!' e a presença das crianças dialogando com a comunidade é de que haja sensibilização sobre esse problema na sociedade, a fim de que se tenha uma mudança de comportamento nas pessoas em relação ao descarte dos resíduos", afirmaram os integrantes do mandato coletivo A Cidade É Sua.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Educação Meio Ambiente Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas