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21 DE SETEMBRO DE 2021

Artemis: moradores pedem mais horários de ônibus e proteção em ponte


Em reunião, vereador Josef Borges e a secretária Jane Franco Oliveira, da Semuttran, discutiram melhorias para o distrito.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Dentre as demandas está impedir caminhões grandes pela ponte de ferro

Dentre as demandas está impedir caminhões grandes pela ponte de ferro
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Josef Borges se reuniu com a secretária municipal Jane Oliveira

Josef Borges se reuniu com a secretária municipal Jane Oliveira
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Josef Borges se reuniu com a secretária municipal Jane Oliveira

Josef Borges se reuniu com a secretária municipal Jane Oliveira
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Josef Borges se reuniu com a secretária municipal Jane Oliveira



O vereador Josef Borges (Solidariedade) levou novamente para a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transportes) as reivindicações quanto a volta dos horários da linha 401 Ártemis/Terminal Central de Integração (TCI). A reunião aconteceu na manhã de terça-feira (21). Atualmente, a linha atende o distrito nos horários de pico (manhã e final de tarde até 20h30). Fora desse período, circula a linha 400 Ártemis/Terminal Vila Sônia, o que tem gerado críticas dos moradores.

A secretária Jane Franco Oliveira acompanhou as reivindicações dos moradores na página do Facebook do vereador e entendeu o problema, que também foi apresentado a ela pela presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Ártemis, Márcia Cardoso.

O diretor de Transportes, Vanderlei Quartarolo, realizou estudo para melhorar o atendimento da linha direta e que deverá estar concluído nos próximos dias. “Ainda não dá para retornar 100% dos horários dessa linha como era antes da pandemia, porque está com 50% da demanda. Mas já estamos analisando alguns horários possíveis”, afirmou Jane.

Ela ressaltou ainda que será verificado um trajeto melhor de acesso da linha 400 ao Terminal da Vila Sônia para acelerar a chegada dos usuários, bem como a verificação de horários para que o transbordo ocorra de forma mais rápida, beneficiando usuários e reduzindo o tempo da viagem.

PONTE DE FERRO - A Semuttran realizou estudo para análise da sinalização da ponte de ferro durante 15 dias em Ártemis. Foram identificados pontos em que são necessárias melhorias e formas de coibir a passagem de caminhões acima de três eixos. “Os caminhões param antes do radar, cobrem as placas e passam. Dessa forma não são flagrados. O peso deles vai deteriorando a ponte. Precisamos coibir essa prática, porque eles podem sair pelo Canal Torto”, comentou o vereador.

A secretária informou que foi realizado um projeto e uma treliça será colocada na ponte para evitar a passagem desses caminhões e também para proteger a estrutura de ferro da ponte. O técnico Henrique Domingues, da Semuttran, explicou que irá instalar mais placas no início das avenidas Fioravante Cenedese e Oscar Lázaro Berreta. “Dessa forma, os motoristas tomarão conhecimento da proibição de passar na ponte já no início das vias que dão acesso ao bairro e consegue retornar”, explicou.

O projeto da treliça já está em fase final. “Em breve será aberta a licitação para instalarmos na ponte esse dispositivo de proteção que é o mais indicado conforme o Código de Trânsito Brasileiro”, explicou Jane.

ESCOLAS - A proibição da passagem de caminhões na rua Julio Quinelatto também será avaliada pelos técnicos da Semutran. O vereador explicou que nessa via ficam as escolas Professor José Martins de Toledo (estadual) e a Professor Décio Miglioranza (municipal). Por causa do barulho dos caminhões que passam a todo momento, as professoras precisam interromper as aulas constantemente.

“Prejudica o trabalho delas e a saúde, que precisam falar mais alto e provocam transtornos às crianças com o barulho alto dos motores, freios e até escapamentos”, detalhou Márcia Cardoso, presidente da associação.

O cruzamento dessa rua com a João Amâncio de Godoy também será avaliado. O vereador pediu fiscalização e formas de evitar acidentes nos horários de saída e entrada dos alunos da escola municipal.

Josef Borges sugeriu ainda a avaliação da instalação de um canteiro no meio da rua Julio Quinelato e da Fioravante Cenedese. “Faço essa sugestão como forma de limitar o espaço da rua e isso deve contribuir para a redução da velocidade”, afirmou o vereador.

Todas as demandas, como as lombadas nas estradas das áreas rurais apresentadas pelo vereador Josef Borges serão avaliadas pela secretaria, que já definiu parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema) e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) para ampliar as ações de segurança no trânsito nas áreas urbana e rural. No caso da Sema, as lombadas e meios de reduzir a velocidade dos caminhões que transportam a produção agrícola e com a Sedema, na verificação e substituição de arbustos que atrapalham a visão nos cruzamentos.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Segurança Trânsito e Transportes Legislativo Josef Borges

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