
21 DE SETEMBRO DE 2021
Em reunião, vereador Josef Borges e a secretária Jane Franco Oliveira, da Semuttran, discutiram melhorias para o distrito.
Josef Borges se reuniu com a secretária municipal Jane Oliveira
O vereador Josef Borges (Solidariedade) levou novamente para a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transportes) as reivindicações quanto a volta dos horários da linha 401 Ártemis/Terminal Central de Integração (TCI). A reunião aconteceu na manhã de terça-feira (21). Atualmente, a linha atende o distrito nos horários de pico (manhã e final de tarde até 20h30). Fora desse período, circula a linha 400 Ártemis/Terminal Vila Sônia, o que tem gerado críticas dos moradores.
A secretária Jane Franco Oliveira acompanhou as reivindicações dos moradores na página do Facebook do vereador e entendeu o problema, que também foi apresentado a ela pela presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Ártemis, Márcia Cardoso.
O diretor de Transportes, Vanderlei Quartarolo, realizou estudo para melhorar o atendimento da linha direta e que deverá estar concluído nos próximos dias. “Ainda não dá para retornar 100% dos horários dessa linha como era antes da pandemia, porque está com 50% da demanda. Mas já estamos analisando alguns horários possíveis”, afirmou Jane.
Ela ressaltou ainda que será verificado um trajeto melhor de acesso da linha 400 ao Terminal da Vila Sônia para acelerar a chegada dos usuários, bem como a verificação de horários para que o transbordo ocorra de forma mais rápida, beneficiando usuários e reduzindo o tempo da viagem.
PONTE DE FERRO - A Semuttran realizou estudo para análise da sinalização da ponte de ferro durante 15 dias em Ártemis. Foram identificados pontos em que são necessárias melhorias e formas de coibir a passagem de caminhões acima de três eixos. “Os caminhões param antes do radar, cobrem as placas e passam. Dessa forma não são flagrados. O peso deles vai deteriorando a ponte. Precisamos coibir essa prática, porque eles podem sair pelo Canal Torto”, comentou o vereador.
A secretária informou que foi realizado um projeto e uma treliça será colocada na ponte para evitar a passagem desses caminhões e também para proteger a estrutura de ferro da ponte. O técnico Henrique Domingues, da Semuttran, explicou que irá instalar mais placas no início das avenidas Fioravante Cenedese e Oscar Lázaro Berreta. “Dessa forma, os motoristas tomarão conhecimento da proibição de passar na ponte já no início das vias que dão acesso ao bairro e consegue retornar”, explicou.
O projeto da treliça já está em fase final. “Em breve será aberta a licitação para instalarmos na ponte esse dispositivo de proteção que é o mais indicado conforme o Código de Trânsito Brasileiro”, explicou Jane.
ESCOLAS - A proibição da passagem de caminhões na rua Julio Quinelatto também será avaliada pelos técnicos da Semutran. O vereador explicou que nessa via ficam as escolas Professor José Martins de Toledo (estadual) e a Professor Décio Miglioranza (municipal). Por causa do barulho dos caminhões que passam a todo momento, as professoras precisam interromper as aulas constantemente.
“Prejudica o trabalho delas e a saúde, que precisam falar mais alto e provocam transtornos às crianças com o barulho alto dos motores, freios e até escapamentos”, detalhou Márcia Cardoso, presidente da associação.
O cruzamento dessa rua com a João Amâncio de Godoy também será avaliado. O vereador pediu fiscalização e formas de evitar acidentes nos horários de saída e entrada dos alunos da escola municipal.
Josef Borges sugeriu ainda a avaliação da instalação de um canteiro no meio da rua Julio Quinelato e da Fioravante Cenedese. “Faço essa sugestão como forma de limitar o espaço da rua e isso deve contribuir para a redução da velocidade”, afirmou o vereador.
Todas as demandas, como as lombadas nas estradas das áreas rurais apresentadas pelo vereador Josef Borges serão avaliadas pela secretaria, que já definiu parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema) e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) para ampliar as ações de segurança no trânsito nas áreas urbana e rural. No caso da Sema, as lombadas e meios de reduzir a velocidade dos caminhões que transportam a produção agrícola e com a Sedema, na verificação e substituição de arbustos que atrapalham a visão nos cruzamentos.