
26 DE JANEIRO DE 2018
Expressões em desuso e que faziam parte do trabalho parlamentar atraíram a reportagem ao Centro de Documentação e Arquivo.
O processo de higienização dos documentos é destaque
A cultura piracicabana, as particularidades dos termos utilizados nos processos legislativos desde a criação da Câmara de Vereadores de Piracicaba há 190 anos, fotos que registraram momentos importantes da história da política da cidade, documentos raros que trazem desde como a cidade foi formada até a primeira intervenção do vereador que, mais tarde viria a ser o primeiro presidente republicano do país – Prudente de Moraes.
Foi atrás de histórias como estas que a equipe de jornalismo da EPTV Campinas, emissora afiliada à Rede Globo de Televisão, veio buscar junto ao Centro de Documentação e Arquivo da Casa nesta terça-feira (23/01). A matéria foi ao ar na hoje (26), ao meio-dia, no Jornal da EPTV, primeira edição, canal 16 de NET ou 512 NET Digital.
Assista aqui a reportagem da jornalista Joice Starke
O historiador e Diretor do Centro de Documentação, Fábio Bragança, explicou à reportagem à jornalista Joice Starke a importância dos documentos históricos recuperados, conservados e restaurados pela Câmara. “Com eles conseguimos trilhar a evolução política da cidade desde o tempo em que ainda era um povoado, quando pertencia a cidade de Itu, por exemplo, e quando finalmente torna-se autônoma”, explicou.
O interesse maior da equipe foi quanto aos termos utilizados pelos vereadores do passado e que, grande parte, já caiu em desuso. “Como podemos imaginar que ‘Militão’ já foi um nome próprio bastante usado na cidade?”, destaca Bragança.
Ele exibiu também documentos de grande valor histórico, como o que transferiu a cidade para a margem esquerda do Rio e, ainda, o que determinou que tipo de pessoas deveriam vir para formar a Vila que daria, mais tarde, origem à cidade.
Bragança lembra a imprensa piracicabana sempre valorizou os esforços da Câmara de Vereadores em preservar não só sua história, mas a história da cidade. “Ampliar as fronteiras e levar a outras cidades os resultados destes esforços da Casa é realmente importante para a preservação da nossa história”.
Além do telejornal da EPTV, o site g1.com.br/piracicaba também deve trazer esta semana matérias sobre o trabalho da Câmara de Vereadores de Piracicaba, especificamente sobre o arquivo histórico.