
05 DE SETEMBRO DE 2011
A Câmara de Vereadores aprovou na noite de hoje (05/09), em segunda discussão, Projeto de Lei de autoria do ex-vereador Francisco Edilson dos Santos (Chico da Água) (...)
A Câmara de Vereadores aprovou na noite de hoje (05/09), em segunda discussão, Projeto de Lei de autoria do ex-vereador Francisco Edilson dos Santos (Chico da Água), desarquivado por solicitação do presidente João Manoel dos Santos (PTB), que dispõe sobre a denominação de Sophia Rehder Matthiessen para a estrada principal, que passa defronte a igreja São José, no bairro Vila Nova.
Sophia Rehder Matthiessen nasceu na vizinha cidade de Santa Bárbara D´Oeste, em 21/04/1870. Casou-se com Christiano Matthiessen, um imigrante dinamarquês que veio para o Brasil em busca de terras para lavoura. Nesta ocasião, Christiano Matthiessen prospectava terras e veio para Piracicaba a convite do amigo Dr. Prudente de Morais; conheceu as terras onde hoje se localiza a Fazenda Capuava e se encantou com as mesmas, lembrando muito sua terra natal pelo fato de serem planas e propícias à agricultura.
Em 1904 Sophia perde seu esposo, que falecendo, deixa-a viúva aos 34 anos de idade. Mulher corajosa e de fibra, conduz alguns negócios da fazenda além de cuidar e criar os filhos. Estimula a formação e desenvolvimento da Capuava nas suas etapas iniciais, levando adiante o sonho de seu esposo.
Benemérita e profundamente preocupada com o social, sempre auxiliou as famílias carentes do bairro Vila Nova, quer fossem seus empregados ou não. Foi uma das idealizadoras da construção da capela da Vila Nova e preocupada com a educação, mantinha uma contribuição de auxilio financeiro mensal à escola do bairro para a formação educacional das crianças. Dona Sophia, como era chamada carinhosamente pelos seus amigos e funcionários, faleceu no dia 31 de Dezembro de 1963, aos 92 anos de idade.
Texto: Vitor Ribeiro Mtb 21.208
Foto: Gustavo Annunciato Mtb 58.557