PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE JUNHO DE 2021

Aperp pede retorno de pesca esportiva em trechos do rio Piracicaba


Vereador Pedro Kawai (PSDB) discute possibilidade de retomar proposta apresentada na gestão anterior



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai se reúne com Aperp, ex-prefeito e ex-secretário de defesa do meio ambiente para discutir pesca esportiva no rio Pitacicaba



Representantes da Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba (Aperp) se reuniram, na última terça-feira (8), com o vereador Pedro Kawai (PSDB), com o ex-secretário de Defesa do Meio Ambiente José Otávio Mentem e com o ex-prefeito Barjas Negri. O objetivo foi continuar a discussão, iniciada na gestão anterior, sobre a implantação da pesca esportiva em trechos do rio Piracicaba.

Os pescadores pedem adequação da legislação em vigor que impõe restrições à pesca, mesmo a de caráter esportivo, modalidade na qual o peixe é fisgado por meio de vara e isca, sem uso de redes ou tarrafas. Na reunião, foi discutido que a retomada do projeto seria oportunidade para fortalecer o turismo na cidade que tem o rio como maior “embaixador”.

Kawai explicou que atualmente há limites para pesca em rios federais, como é o caso do Piracicaba, que banha os estados de Minas Gerais e São Paulo. “Durante a piracema, por exemplo, a pesca é proibida, e a fiscalização é reforçada”, observou.

O vereador destacou que a relação da cidade com o rio é cultural e histórica. O parlamentar disse que encaminhará moção de apelo ao Ministério do Meio Ambiente para permissão da pesca esportiva, recreativa e não predatória, em períodos que não coincidam com a piracema e em trechos previamente determinados pelas autoridades ambientais.

O ex-prefeito Barjas concordou que é possível chegar a um termo que contemple o desejo dos pescadores e respeite o meio ambiente. Ele já foi presidente da Diretoria Integrada do PCJ, que reúne o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Piracicaba, Capivari e Jundiaí; o PCJ Federal e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba e Jaguari.

Mentem avaliou a reunião como positiva e considerou que poderá desencadear um apelo turístico para a cidade, especialmente em um momento em que se discute a desvinculação da Cultura para a pasta do Desenvolvimento Econômico.

Na próxima semana está prevista a ida do vereador Kawai a Brasília, com outros parlamentares da cidade, em busca de recursos de emendas parlamentares.

Ele disse que espera aproveitar a oportunidade para entregar a moção de apelo ao Ministério do Meio Ambiente. “A grande expectativa é que se possa regulamentar esse tão importante e característico esporte da nossa cidade, sem ter o caráter predatório e destrutivo, além da preservação do rio Piracicaba”, concluiu.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Esportes e Lazer Meio Ambiente Pedro Kawai

Notícias relacionadas