12 de novembro de 2025

Aniversário de 194 anos da Polícia Militar rende homenagens por atos de bravura

Ocorrências de apreensões, combate a incêndio, salvamentos, Título de Cidadão e vitória no esporte foram destacados em homenagens entregues a policiais na solenidade

O trabalho de integrantes da Polícia Militar em ocorrências bem sucedidas na cidade Piracicaba foi lembrado através de homenagens concedidas pela Câmara, durante solenidade realizada nesta terça-feira (11), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, em alusão ao aniversário de 194 anos da corporação. A reunião solene atendeu ao requerimento nº 1011/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL), que presidiu os trabalhos, ao lado do presidente da Casa, vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, e do vereador Gesiel Alves Maria (MDB), o Gesiel de Madureira, também presente na mesa de honra, além do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Sérgio Pacheco Jr.

Renan Paes destacou que esse trabalho de sucesso da Polícia Militar também é decorrente da integração das forças de segurança na cidade. “Aqui nós temos um bom contato, um bom relacionamento entre as diversas instituições. Então, através da Câmara, trazendo a cultura da segurança pública para esta Casa, a gente ganha uma força maior, mostrando o trabalho que a segurança pública faz nas ruas, o resultado que isso traz para o cidadão”, avaliou. “São policiais de rua, de ponta, que sabem o que a população precisa, o que a população necessita de verdade. E por isso nós damos esta homenagem, este reconhecimento”.

“Para mim é um prazer saber que nossa cidade está bem cuidada”, salientou o presidente Relinho. “E se a nossa cidade é segura, é porque homens e mulheres colocaram o coração em primeiro lugar a cuidar do seu próximo. Vocês que estarem aqui hoje recebendo esta homenagem, é demonstração que nós podemos ter paz, que nós podemos sair da nossa casa em paz”.

A homenagem pelo aniversário de 194 anos da corporação foi recebida pelo comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), tenente-coronel Ademar Gregolim Jr. “Mesmo que eu ficasse milionário, não teria como reconhecer o trabalho desses policiais militares. O que eles têm feito é absurdo. Eu me sinto imensamente grato e lisonjeado de estar aqui em Piracicaba neste momento da minha carreira”, afirmou. “Isso só enobrece a Polícia Militar e cada sacrifício”.

O comandante do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), tenente-coronel Paulo Roberto Nucci Jr., recebeu os votos de congratulações nº 910/2025, pela operação conjunta com a Polícia Federal que desmantelou uma fábrica clandestina de armas; nº 911/2025, pela operação conjunta com o Gaeco e com o apoio do Exército, que resultou na apreensão de um arsenal destinado ao Comando Vermelho e nº 912/2025, pela operação conjunta com o Gaeco, que apreendeu um arsenal escondido em um bunker secreto. “A Polícia Militar, que foi criada em 1831, começou com 131 policiais, 100 policiais a pé e 31 homens a cavalo. E hoje estamos com centenas de policiais cobrindo todas as cidades do nosso Estado. Então, é um orgulho muito grande”, colocou.

Já o comandante das estações de Bombeiros de Piracicaba, primeiro-tenente Lucas Giovanetti Sendin, representando o capitão Hudson Humphreys, recebeu o voto de congratulações nº 914/2025, pela atuação no combate ao incêndio no Mercadão Municipal.

A solenidade também contou com a entrega do Título de Cidadão Piracicabano ao policial militar Luiz Augusto da Silva, através do Decreto Legislativo nº 66/2025. E ainda com a entrega do voto de congratulações nº 728/2025 ao capitão Johnny Gomes da Silva, pela conquista da medalha de bronze no World Police and Fire Games 2025.

Foram ainda entregues a moção de aplausos nº 135/2025, aos policiais militares da 1ª Companhia do 10° BPM/I – Equipe Charlie, CB PM Augusto e SD PM Gabriel, pelo salvamento de uma bebê que ingeriu veneno para rato e a moção de aplausos nº 244/2025 aos policiais militares da 1ª Companhia do 10° BPM/I, CB PM Krohn e SD PM Farias pelo auxílio em um parto.

A mesa de honra da solenidade também foi composta pela delegada assistente da Delegacia Seccional de Polícia, Eliana Rodrigues Carmona. “Piracicaba é uma cidade privilegiada porque as suas forças policiais são unidas, são competentes, são empenhadas, são dedicadas. Então, como cidadã, como policial, eu me sinto segura nessa cidade”, lembrou.

Também participou da cerimônia o comandante da Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba, subinspetor Rodrigues. “Nossa cidade é privilegiada em ter uma Polícia Militar forte, compromissada em manter a ordem e a legalidade nas suas ações. Ações enérgicas que trazem resultado e tranquilidade à nossa sociedade”, disse. “Todos que chegaram aqui com essa corporação merecem os nossos parabéns pelos 194 anos de existência, de glória e de ações dentro da legalidade e com a energia que a sociedade sempre exigiu da nossa Polícia Militar”.

Todas as homenagens entregues são de autoria do vereador Renan Paes. Confira, no vídeo, a íntegra da solenidade.

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara