
08 DE MAIO DE 2014
Acessibilidade, inclusão e qualidade de vida foram os temas abordados pelo parlamentar
Nesta quarta-feira (7) o vereador André Bandeira esteve na Escola Estadual Juracy Neves de Mello Ferracciu para ministrar palestra para professores e aproximadamente 300 alunos do ensino médio e fundamental sobre acessibilidade, inclusão e qualidade de vida.
No local, o parlamentar pode expor o foco do seu trabalho, história de vida e passar uma mensagem de conscientização e respeito sobre as questões ligadas as pessoas com deficiência, limitação e mobilidade reduzida, além de enfatizar sobre a importância da acessibilidade, inclusão e qualidade de vida.
Os alunos também trocaram informações e compartilharam ideias com o parlamentar. É o caso da aluna Laura Mattos de Arruda Campos que recentemente venceu competições relacionadas ao atletismo e expôs as medalhas ao vereador. Também mostraram todo o engajamento na Campanha dos Lacres que consiste na arrecadação dos elos das latinhas de alumínio para a troca de uma cadeira de rodas.
“A Campanha dos Lacres é uma campanha permanente que conta com a cidadania das pessoas. Através da colaboração e ajuda das pessoas os lacres são juntados em garrafas pet de dois litros, e a cada 140 garrafas cheias a empresa parceria efetua a troca por uma cadeira de rodas que posteriormente são doadas as entidades e pessoas que mais necessitam. É um projeto que em nenhum momento lida com dinheiro, e sim com a consciência e o amor ao próximo de cada um”, enfatiza Bandeira.
Na ocasião o vereador também constatou que a unidade escolar não possui adequações arquitetônicas acessíveis para qualquer tipo de deficiência e inclusive um professor com deficiência visual total se locomove há anos somente com a sua percepção e ajuda das pessoas, por essa razão vai pedir providências ao Governo do Estado através de emenda ao orçamento estadual de 2015 para as devidas melhorias.
“Para podermos incluir é necessário que o espaço seja acessível para assim proporcionarmos uma sociedade com educação inclusiva, qualidade de vida e igualdade”, diz Bandeira.