PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
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03 DE FEVEREIRO DE 2023

Alunos do Colégio Piracicabano são acolhidos no Conheça o Legislativo


A convite do vereador Pedro Kawai, um grupo de 21 alunos participou de mais uma edição do programa que visa o despertar da cidadania na formação de crianças e jovens



EM PIRACICABA (SP)  

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Érica Dinis

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Julia Francisco Casarin

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Manuela Sgrigneiro

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Lucas Perecin

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Matheus Machado

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João Pedro Cunha

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Bianca Tabai

Bianca Tabai
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Gabriela Santos Pereira

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Nayara Gois Soares

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Bruno Didoné

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Michelle Pecorari

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Erasmo Alves dos Santos

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Atuar na formação cidadã das pessoas, incluindo crianças e jovens, no despertar para que conheçam os três pilares da sustentação democrática, inter-relacionados entre o Legislativo, Executivo e Judiciário, com destaque ao papel dos vereadores na elaboração das leis.

Com este objetivo, o Programa Conheça o Legislativo, instituído em 2004, pelo ex-presidente João Manoel dos Santos prossegue no caminho de mostrar transparência e valorização dos trabalhos da Casa de Leis, na recepção de inúmeros estabelecimentos de ensino público e privado.

Na manhã desta sexta-feira (3), o vereador Pedro Kawai (PSDB) recepcionou mais um grupo de 21 alunos, 3º ano do ensino médio, do Colégio Piracicabano, sob a coordenação de Erasmo Alves dos Santos (Matemática), seguido pela professora Elcy Pecorari (Português) e da coordenadora pedagógica, Patricia Ribeiro Cavagioni, que atenderam o convite do parlamentar.

O vereador Pedro Kawai destacou a importância dos alunos conhecerem os trabalhos que a Câmara realiza em prol da cidade, onde os participantes do programa fazem imersão sobre parte da história de Piracicaba, além participar na prática de uma simulação de projeto de lei, com a trajetória de discussão e aprovação, onde cada participante sai com um pouco mais de conhecimento, podendo partilhar esta experiência para a vida.

Kawai também enfatizou a relevância dos alunos conhecer a Casa de Leis. "Só vamos valorizar aquilo que conhecemos", frisou o parlamentar ao falar da valorização política, sendo que tudo o que fazemos na vida é um ato político. Kawai também discorreu sobre o histórico da implantação do Programa Conheça o Legislativo e, lembrou que hoje temos um vereador eleito - Gustavo Pompeo (Avante) - que ainda no período escolar, em 2009, quando tinha 13 anos participou do Programa Conheça o Legislativo. 

PROGRAMA - Os alunos conheceram algumas das instalações do prédio principal da Câmara, como o Memorial Prudente de Morais e a galeria de ex-presidentes do Legislativo municipal. Em seguida, foram direcionados ao plenário, onde quatro alunos se sentaram nas cadeiras da Mesa Diretora e outros ocuparam os lugares dos demais vereadores no plenário, no lugar dos 23 parlamentares.

Michelle Pecorari, servidora lotado no Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, apresentou aos alunos aspectos históricos da cidade e da Câmara – como a trajetória do município, primeiro como povoado, depois como vila e, por fim, enquanto cidade, explicando a diferença entre as classificações. A servidora apresentou, ainda, o sistema Atom, que abriga o acervo histórico digital da Casa, convidando os adolescentes a acessarem os documentos disponíveis.

Em seguida, Bruno Didoné de Oliveira, servidor do mesmo setor, destrinchou as diferenças entre os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e suas atribuições, bem como a localização espacial dos mesmos em Piracicaba, respectivamente na Prefeitura, Câmara e no Fórum. O servidor exibiu, ainda, imagens dos representantes na esfera municipal, federal e estadual dos três poderes. 

Os estudantes puderam assistir, também, a duas campanhas em vídeo, produzidas pelo Tribunal Superior Eleitoral que buscam defender e divulgar a segurança das urnas eletrônicas, através das quais são realizadas as eleições no país desde 1996.

A servidora Érica Dinis, por sua vez, explicou o que são e quais as finalidades das leis, além de apresentar a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba "Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon", que oferece gratuitamente à população atividades que promovem a educação cidadã, e o Parlamento Aberto, projeto que visa à transparência pública no legislativo.

Guiados por Érica, os alunos deram início à simulação de uma reunião ordinária, seguindo os protocolos regimentais, como a abertura da sessão, a leitura bíblica e a entrada das matérias a serem votadas. Na ocasião, o projeto discutido propôs a criação de um centro para a realocação de pessoas em situação de rua. 

Seis estudantes ocuparam a Tribuna da Câmara para argumentar de forma favorável ou contrária ao projeto de lei fictício. Os favoráveis justificaram a criação deste organismo, porém, com algumas ressalvas para também amparar pessoas. Já os contrários apontaram que o projeto de lei é incompleto e, que demandaria muito dinheiro para a construção. Ao final da simulação, os “vereadores” aprovaram o projeto de lei fictício com 6 votos contrários e 15 votos a favor.

Na formação da "Mesa Diretora": Julia Francisco Casarin (presidente), Nayara Gois Soares (vice-presidente), Marcos Antônio Santana Cruz (1º secretário) e Pedro Henrique Miori (2º secretário). 

A aluna Manuela Sgrigneiro iniciou as discussões sobre o projeto de criação de um centro de realocação às pessoas em situação de rua, enfatizando que é a favor desta iniciativa, pois todo cidadão deveria ter condições de ter uma vida boa. "Ninguém merece ficar na rua, enfrentando sol e chuva", disse. 

Lucas Perecin se colocou contra a iniciativa, por entender que a iniciativa não ia colar. Ele também alertou sobre a falta de pesquisa e estrutura, e da dificuldade de se manter as pessoas em situação de rua nestes locais. 

Para Matheus Machado, a iniciativa se justifica. Ele lembra que todos nós já vivenciamos esta situação, de ver pessoas como a gente sendo consideradas "inalienáveis", no sentido de estarem abandonadas, sem direitos. Machado encerrou suas considerações destacando a importância de haver planejamento e pesquisa para consolidar um projeto desta envergadura. E, concluiu lembrando que Roma não foi construída num dia. 

João Pedro Cunha se colocou contra o projeto, pois acredita que estas pessoas vão se acostumar com uma forma de vida muito fácil, com dinheiro que não saiu dos bolsos deles. "Precisamos de pessoas produzindo", concluiu o aluno, alertando para que estas pessoas não sejam apenas "sugadoras". 

Bianca Tabai se colocou a favor da iniciativa, além de considerar as opiniões anteriores dos colegas, ressaltando que toda pessoa deveria ter o direito humano respeitado. Ela disse entender que o projeto não tem base forte. "Há que tentar para depois se avaliar. As coisas são feitas com tentativa e erro. É muito triste ver esta realidade. Estas pessoas estão numa situação miserável", concluiu Tabai que também defendeu uma nova chance a estas pessoas, a ficarem em um lugar que possam ainda contar com apoio psicológico, pois elas estão à margem da sociedade. 

Bianca Tabai também mencionou uma fala do professor Mário, quando o educador já alertava sobre a condição destas pessoas em situação de rua, na consideração de que chegará um momento em que a situação se tornará em violência. "O que queremos é uma cidade melhor", concluiu. 

Gabriele Santos Pereira registrou voto contra a iniciativa, por entender que o projeto é superficial. "Poderiam usar este dinheiro em outras áreas, com vistas ao lado Oeste, devido à falta de saneamento, a exemplo da comunidade Portelinha", disse. 

Nayara Goes Soares concluiu o ciclo de discussões afirmando ser a favor do projeto e, mencionou a Constituição Federal como instrumento legal que deve garantir as condições básicas a todo cidadão, como saúde e moradia. A estudante também lembrou que estas pessoas não tem condições financeiras e nem psicológicas e nem acesso à saúde. 

Nayara também reconhece que há estudo e projetos que possam contemplar esta realidade. E, citou como fonte de pesquisa as unidades de saúde, onde todo cidadão deve estar cadastrado. "Há que buscar estas famílias. É questão de prioridade por dignidade maior", disse. 

O professor Erasmo Alves dos Santos agradeceu o acolhimento da Câmara e o respaldo do gabinete do vereador Pedro Kawai no recebimento dos alunos do Colégio Piracicabano. E, também considerou o esmero dos alunos na discussão temática, que sensibilizou a todos. Além de enaltecer o papel do Colégio mediante a ação de seus professores e coordenação. 

No findar das atividades, o servidor Bruno Didoné, nos mais de 14 anos integrando o programa Conheça o Legislativo, fez questão de registrar o raríssimo momento de se deparar com uma turma de alunos que fez um diferencial no ciclo de apresentações e performance na Casa de Leis dado ao nível de argumentações de qualidade a que demonstraram na aprovação fictícia de um projeto de lei. 

O vereador Pedro Kawai ao finalizar as atividades do dia também registrou mais uma vez a sua satisfação em ter acompanhado o grupo de alunos, reconhecendo o nível da qualidade das discussões proferidas.  

SERVIÇO - escolas que tenham interesse em participar do projeto Conheça o Legislativo podem entrar em contato com a Escola do Legislativo "Antônio Carlos Danelon - Totó Danelon" pelo telefone 3403-7129.

 

 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


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