27 de agosto de 2025

Alunos do Colégio Épico recebem o Câmara vai à Escola e praticam cidadania

Estudante participaram do programa Conheça o Legislativo - Câmara vai à Escola a convite do vereador Josef Borges (PP) e, também colocaram em prática um projeto social

Texto: Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A Câmara Municipal de Piracicaba, na manhã desta quarta-feira (27), interagiu com alunos do Colégio Épico, localizado na rua Adriano José Alves, 50, no bairro São Vicente II, região de Santa Teresinha. Eles participaram do programa Conheça o Legislativo - Câmara vai à Escola, a convite do vereador Josef Borges (PP) sob a coordenação dos professores, Gabriel Antonio Granja (História e Geografia), Isabela Meirelles Bergamasso (Matemática), Caroline Navarro Borges Fernandes (Educação Física). Além do apoio da diretora Adriana Alves e da coordenadora Rita de Cássia Vitti. 

Os alunos acompanharam palestras sobre os aspectos históricos da formação das câmaras no sistema político brasileiro, a divisão dos poderes da República e ainda simularam reunião ordinária com o objetivo de entender como funcionam os trabalhos dos vereadores. E, simularam, na prática a discussão e aprovação de um projeto de lei para uma intervenção nas imediações da escola, com o prolongamento da rua Antonio Cobra Filho, com acesso à avenida Cristovão Colombo. 

O aluno Daniel de Souza (14), do 9º ano, morador da Vila Rezende teve a sugestão aprovada pelas turmas do 9º e 8º ano, na simulação de uma reunião ordinária, na defesa da abertura de  ruas, independentes, que possibilitem a entrada e saída do bairro com acesso à avenida Cristóvão Colombo, o que deve facilitar e garantir o fluxo de veículos automotores, tanto para a comunidade escolar quanto aos moradores e frequentadores da região. 

Pedro Christofoletti, do 8º ano, foi outro aluno que teve participação especial no projeto, sob a coordenação dos professores, que debateram em sala de aula a temática, antes de receberem o projeto da Escola do Legislativo - Câmara vai à Escola. Por iniciativa própria, ele realizou pesquisa utilizando as ferramentas da Internet e, no período de 10 a 26 de agosto fez uma pesquisa com moradores da região, incluindo os bairros Bongue, São Vicente e Santa Teresinha, o que envolveu 500 moradores, onde 87% das pessoas disseram sim ao processo de abertura da rua. 

Em conversa com os alunos, o vereador Josef Borges destacou a importância do despertar de consciência sobre a participação, "de encarar a política como uma coisa boa, como forma da sociedade ficar mais forte", disse. 

O parlamentar também ratificou o encaminhamento que fará na aprovação que os alunos se envolveram sobre a abertura de rua para facilitar a entrada e saída do bairro no entorno do Colégio Épico, sendo que as sugestões serão acatadas em indicação de irá protocolar na Câmara, para que o Executivo avalie a melhor proposta de intervenção social na região.  

Para mais informações sobre o programa Conheça o Legislativo e saber como sua escola também pode participar desta programação, acesse este link.

NOTÍCIAS RELACIONADAS