PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE JULHO DE 2021

Ação da Guarda na Portelinha volta a ser tema de encontro


No último dia 10, a líder comunitária Josiane da Silva Souza foi atingida por duas balas de borracha e ficou chega do olho direito.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Acácio Godoy (PP) participou, segunda-feira (26), de reunião com o comando da Guarda Municipal de Piracicaba, convocada pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Conepir), Centro de Documentação Cultura e Política Negra e Secretaria de Igualdade Racial da OAB de Piracicaba. 

O objetivo foi solicitar esclarecimento sobre a ocorrência no dia 10 de julho, que contou com o envolvimento da GCM e da PM na comunidade Portelinha e vitimou a líder comunitária Josiane da Silva Souza, que ficou cega do olho direito, após ser atingida por dois disparos de bala de borrachas. 

Agnaldo de Oliveira, presidente do Centro de Documentação Cultura e Política Negra, e Luciano Alves, ambos do Conselho Estadual de Promoção da igualdade racial, pediram copias do Boletim de Ocorrência e explicação da investigação. 

O comandante da GCM, Sidney Nunes, lamentou o ocorrido, se colocou à disposição e declarou que todas as medidas internas foram tomadas. O caso está na corregedoria municipal, que faz trabalho independente e está sendo acompanhada pela ouvidoria.

O vereador Acácio Godoy (PP) ressaltou que a Câmara Municipal recebeu Josiane no último dia 22, juntos com outros vereadores, entre eles Paulo Camolesi (PDT), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara. Na ocasião, eles ouviram a vítima, acompanhada da advogada Lia Mara, e ficou decidido que irão ouvir a Secretaria de Saúde para colher informações sobre o atendimento da vítima. 

Juntos com a advogada, Lia Mara, o Conselho de Igualdade Racial de Piracicaba, Centro de Documentação e Secretaria de Igualdade Racial da OAB de Piracicaba irão encaminhar um relatório para Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado. 

Estiveram na reunião Osmir Bertazoni, representando o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais, Adney Araújo, o Conepir, subcomandante Canova e a secretaria geral da GCM e subinspetora Mirian Naldi.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania Acácio Godoy

Notícias relacionadas