PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 1 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE NOVEMBRO DE 2012

Academia Piracicabana de Letras completa 40 anos e é homenageada pela Câmara


A Academia Piracicabana de Letras foi agraciada com a moção de aplausos 62/2012, entregue em reunião ordinária na noite desta quinta-feira (29) pelo vereador José A (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Academia Piracicabana de Letras foi agraciada com a moção de aplausos 62/2012, entregue em reunião ordinária na noite desta quinta-feira (29) pelo vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT). A propositura reverencia os 40 anos da instituição e a posse da nova diretoria, eleita para o triênio 2012-2015.

Fundada em 1972 por João Chiarini, a Academia Piracicabana de Letras tem por finalidade prover a cultura da língua portuguesa, descobrir novos talentos literários, realizar trabalhos em escolas, ministrar palestras e, principalmente, motivar as pessoas para a prática da leitura. A instituição conta com 40 acadêmicos e 40 patronos, todos piracicabanos. No passado, a Academia reuniu nomes como Thales Castanho de Andrade, Olívia Bianco, Luiz de Queiroz e Fortunato Losso Neto (que dirigiu o Jornal de Piracicaba entre 1939 e 1985), patronos dos atuais membros.

A instituição é presidida desde 2009 pela escritora e empresária Maria Helena Aguiar Corazza, que, como ressalta Paiva, vem trabalhando pelo "crescimento da vida literária de Piracicaba". "Sua dedicação em descobrir novos talentos e o amor pela literatura", continua o vereador, fizeram com que Maria Helena fosse reeleita para o triênio 2012-2015.

A maior parte da diretoria anterior também foi reeleita ––houve a entrada do acadêmico Gustavo Jacques Dias Alvim, como vice-presidente, e do acadêmico Gregório Marchiori Neto, como integrante do Conselho Fiscal. O acadêmico Armando Alexandre dos Santos continua atuando como diretor e editor da revista da APL.

Nesta quinta-feira, ao falar aos homenageados, Paiva frisou que a moção de aplausos é um reconhecimento a quem difunde a cultura local. "Nós, piracicabanos, temos orgulho de pessoas como vocês", afirmou. Presidente da APL, Maria Helena agradeceu a iniciativa de Paiva e refletiu sobre a "responsabilidade da palavra". "Saber usar a palavra é levar ao próximo tudo de melhor. Que a palavra seja sempre valorizada", pediu.

 

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

FOTOS: Fabrice Desmonts / MTB 22.946



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Homenagem José Paiva

Notícias relacionadas