PIRACICABA, DOMINGO, 18 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

19 DE DEZEMBRO DE 2013

2013 supera produção legislativa dos cinco anos de mandato de Paiva


Com um mandato atuante com foco no desenvolvimento social, Paiva superou toda produção legislativa dos cinco anos de mandato



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Com um mandato focado no desenvolvimento social, o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) apresentou 604 proposituras além de 412 ofícios com solicitações de providências a órgãos municipais, estaduais e federais. Este é o balanço das iniciativas do mandato do líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, superando todos os quatro anos anteriores de seu primeiro mandato. Os números refletem o conteúdo de uma oposição local propositiva e responsável e atenta às demandas sociais, segundo a avaliação do parlamentar.

A maior parte das demandas apresentadas através de requerimento e indicações refere-se às questões sociais e estruturais do município. A saúde e a infraestrutura da cidade tomaram 90% das iniciativas parlamentares. São solicitações básicas, desde um simples pedido de poda de árvores, como requerimentos complexos solicitando uma Audiência Pública para debater a gestão do Hospital Regional, como os que buscam identificar causas de problemas como a falta de vagas em creches municipais, vagas para internações, e qualidade do serviço público de transporte coletivo.

A situação precária do transporte coletivo urbano de Piracicaba foi pautada pelo mandato de Paiva, que apoiou o movimento Pula Catraca desde janeiro deste ano, reivindicando a revogação do aumento da tarifa pelo Poder Executivo.

 No entanto, segundo Paiva, mesmo sendo extremamente importantes as indicações para que o Executivo execute serviços básicos como a coleta de lixo que está ineficiente em determinado bairro, as proposituras mais significativas são os Projetos de Lei, as Propostas de Emendas a Lei Orgânica e as emendas a Projetos de Lei do Executivo Municipal. “Este ano, buscamos qualificar nossa assessoria para entender melhor projetos do prefeito que, muitas vezes, são complexos e incompletos”, pontou Paiva. Vários projetos vieram para Casa, segundo o vereador, sem a formação legislativa que possibilitasse sua aprovação. “Nosso papel foi de fazer este alerta a Casa. Foram projetos de convênios sem cronogramas e planos de trabalho anexados, convênios para a Câmara aprovar já estavam em andamento, discrepância de valores a serem destinados as entidades de mesmo fim”, explicou.

 Para o Paiva, o desempenho da oposição deve ser criterioso e não conivente com atos que não são perfeitos juridicamente, alertando aos vereadores da base, para a responsabilidade da aprovação, e à sociedade para os efeitos de um projeto elaborado de forma pouco cuidadosa. Outro aspecto destacado por Paiva no ano de 2013 é que os pareceres jurídicos da Casa foram mais sensíveis ao conteúdo propositivo das ações, mesmo que a interferência política do Executivo ainda seja perfeitamente identificada na atuação legislativa. “É natural, o prefeito tem a maioria no plenário e isso acaba por interferir. Este foi o jogo, por exemplo, na votação das emendas aos orçamentos municipais de 2013 e 2014. É natural, mas não é correto, porque traz prejuízos à população. As diferenças partidárias deveriam ser esquecidas no exercício dos mandatos, mas isso depende ainda do amadurecimento político do Executivo”, afirmou.

 Destaques – Em 2013, a Câmara aprovou projetos importantes de autoria do vereador Paiva. Entre eles o Título de Cidadão Piracicabano para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a obrigatoriedade de ter no mínimo 30% de mulheres nos conselhos municipais, a instalação de sistema de segurança e monitoramento por câmeras de vídeo nas áreas externas das agências dos correios e das instituições bancárias e financeiras para coibir as saidinhas de banco, a criação da Câmara Jovem para que os estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior possam interagir e conhecer o processo legislativo.

 Paiva apresentou projeto contra o nepotismo, que após alguns debates foi aprovado pelos vereadores. “Apresentamos um projeto que coibia o nepotismo cruzado, mas os vereadores entenderam que o projeto teria que ser aprovado com teor na súmula 13 do Supremo Tribunal de Justiça, que abre brechas para o nepotismo cruzado. Não foi o ideal, mas já é um começo para coibirmos tal prática em nossa cidade”, argumentou.

Em 2014 será votado um projeto que garante a pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica desconto de 50% nos restaurantes e similares.

“Foi um ano positivo, em que nos voltamos à qualificação da equipe e ampliamos nossas articulações externas, com lideranças do estado e do Governo Federal. Foi uma base para os desafios de 2014”, finalizou Paiva.



Texto:  Assessoria parlamentar


Câmara

Notícias relacionadas