PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE NOVEMBRO DE 2018

Vir para cá me possibilitou aprender, diz Carlinhos Cavalcante


Ex-vereador foi homenageado, na noite desta sexta-feira (9), com o Título de Cidadão Piracicabano



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (12 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (13 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (14 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (15 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (16 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução





Da pequena cidade de Júlio Mesquita, com pouco mais de 4 mil habitantes, Carlos Alberto Cavalcante decidiu acompanhar o convite de um primo para mudar a Piracicaba e trabalhar no Hospital Cesário Motta. “Cheguei aqui, não sabia nem falar ao telefone”, relembra o enfermeiro que se tornou empresário, líder comunitário e vereador por dois mandatos. “Vir para cá me possibilitou aprender coisas que não tinha aprendido até então.” 

Pouco antes de completar 20 anos idade, veio da roça, onde o trabalho o impedia avançar nos estudos, e em Piracicaba completou o Ensino Fundamental e Médio, avançou nos cursos técnicos, pós-graduação em Gestão Pública e, agora, se prepara para outra em Meio Ambiente. Aqui, constitui família ao lado de Claudete Gonzaga Cavalcante, com quem teve dois filhos, William e Wesley, e o neto Leonardo. 

Mas, para além das questões pessoais, Carlinhos olhou à volta e, junto a amigos, iniciou a associação dos moradores do bairro Parque Piracicaba, onde passou a militar em favor daquela região e o levou à Câmara de Vereadores de Piracicaba em dois mandatos (2009-2012 e 2013-2016). 

“Eu devo muito a pessoas ilustres que participaram da minha rota de vida e quero agradecer essa cidade por ter me acolhido”, disse, ao nomear os companheiros de militância política. “Quando somos de famílias humildes, como todos nós somos aqui, não podemos deixar passar as oportunidades”, aconselha o ex-vereador, agora novo cidadão piracicabano. 

A simplicidade carismática de Carlinhos foi expressa pelo amigo de primeira hora em terras piracicabanas, Luiz Franz Posledink – “foi na casa da família dele que tomei meu primeiro café”, relembra o ex-vereador. 

“Falar do Carlinhos é ‘chover no molhado’. Jogamos futebol juntos. Sou muito lisonjeado pela homenagem que ele proporcionou aos meus pais, já falecidos. Mas me emociona muito, porque ele é um lutador, um vencedor, que nunca andou como pardal, no chão, mas sempre como águia”, disse, sem esconder a emoção o carinho pelo agora cidadão piracicabano. 

Autor do decreto legislativo 58/2018, o vereador Ronaldo Moschini (PPS), companheiro de plenário de Carlinhos, relatou o carinho dos atuais membros da Casa de Leis ao ex-colega de Câmara. “Homem bom, homem de família, passou por vária dificuldades, mas sem jamais desistir”, disse. 

 “Ainda moço, buscou melhores condições e novas oportunidades para se realizar profissionalmente, se estabelecer em Piracicaba, e nunca abandonou o jeito carismático, que contagia quem está ao seu lado”, relatou, ao lembrar que Carlinhos “sempre lutou pela cidade”. 

“Faz parte do seu caráter se preocupar pelo próximo”, concluiu Moschini. 

Também ex-companheiro de plenário do homenageado, Gilmar Rotta (MDB) lembrou que “aprendeu muito” com Carlinhos. 

“Com ele, pude perceber o quanto é importante estar cercado de pessoas que procuram trabalhar pela cidade. E sei que ele fez e continua fazendo. Tenho certeza que continua trabalhando por Piracicaba”, destacou, ao enumerar inúmeras benfeitorias conquistas pelo ex-vereador, como escolas, parques, postos de saúde, “sempre em uma luta incansável”, ressaltou. 

A solenidade contou com familiares, amigos, do vereador Dirceu Alves da Silva (SD) e, representando a Prefeitura, Antonio Celso Bisson, assessor da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente). A parte artística ficou a cargo do Maestro Cidão, que executou as músicas Woman, de John Lennon, e Aquarela do Brasil, de Toquinho.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  Comunicação


Homenagem Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas