PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE MAIO DE 2019

Temos que garantir o acesso à alimentação segura, diz Nancy Thame


Vereadora traz para a Câmara e outros espaços da cidade a 2ª Semana de Conscientização da Alergia Alimentar



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Atividades são para ampliar o acesso ao conhecimento, em especial no ambiente escolar






Conscientizar a população sobre as questões ligadas à alergia alimentar é o foco da semana que a vereadora Nancy Thame (PSDB) traz para a Câmara, Sesc Piracicaba e Etec Fernando Febeliano da Costa, entre esta terça-feira (14) e quinta (16). Ao ocupar a tribuna da Câmara, na 27ª reunião ordinária, nesta segunda (13), a parlamentar apresentou a programação. Outras questões relacionadas ao mandato também foram elencadas por Nancy.

"É um problema de saúde pública, é uma doença, uma reação exagerada do sistema imunológico após ingestão ou contato com determinados alimentos. E, muitas vezes, a gente não dá o devido valor", esclareceu Nancy. Segundo ela, 80% das alergias são pelo contato ou ingestão de produtos derivados de ovo, leite, soja, amendoim, crustáceos e peixe. "Temos que garantir o acesso à alimentação segura", completou.

Nancy disse que as atividades da Semana de Conscientização da Alergia Alimentar também possuem como objetivo sensibilizar o ambiente escolar. Ela apresentou os nomes e temas a serem debatidos este ano e reforçou que o foco é aprimorar ações em prol da qualidade de vida de pessoas alérgicas e seus familiares.

Como representante da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, a vereadora se reuniu com representantes de entidades piracicabanas para discutir a implementação de sistema de coleta de dados relacionadas à violência contra a mulher em Piracicaba. As demandas do encontro serão encaminhadas ao Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba).

A vereadora representou a Câmara em seminário que discutiu o transportes sobre trilhos, na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), e homenageou a diretoria do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Santa Teresinha na gestão de 2017 a 2019, e promoveu reunião solene para enaltecer as trajetórias do fisioterapeuta Helder do Prado (apaixonado por fotografias da cidade) e Ambrósio Caldeira (conhecido por Mestre Ambrósio, e que inspirou o cordão carnavalesco homônimo, de resgate da expressão popular). "São pessoas que não nasceram aqui, mas que têm um amor imenso por esse município", disse Nancy.

Sobre as atividades da Escola do Legislativo, da qual é diretora, Nancy destacou a Oficina de Formação de Conselheiros Municipais, promovida com o apoio da Fopec (Fórum Municipal de Conselhos de Piracicaba) no início do mês, em um sábado, durante dois períodos do dia. "É muito interessante a gente se fortalecer, conseguir dar mais luz a este espaço de participação social, em um momento de tanta fragilidade da democracia", declarou, ao reforçar ainda a Oficina da Escrita, ministrada pela professora Floripes Maria D´Ávilla de Moraes até 11 de junho, e a visita de representantes da Câmara de Itapira para conhecer a infraestrutura da Escola do Legislativo.

Além disso, Nancy disse ter sido bem recebida pelo secretário Jorge Akira (Trânsito e Transportes), com quem conversou sobre demandas apresentadas por munícipes ao seu gabinete.

Engenheira agrônoma de formação, Nancy enalteceu o gesto de moradores e empresários do bairro Monte Alegre na criação de um ponto de ônibus com jardim vertical, entregue na última semana. Ela integra o conselho da EsalqShow,  feira dedicada a inovações e ao empreendedorismo na agricultura, e anunciou que em setembro haverá um dia dedicado aos pequenos agricultores e agricultura familiar.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas