
27 DE MAIO DE 2025
Requerimento de Silvia Morales foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira
Requerimento de Silvia Morales foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, questiona a Prefeitura sobre a recente supressão de árvores na área interna do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Piracicaba, delimitado pela avenida Saldanha Marinho e pelas ruas Bernardino de Campos, Campos Salles e Visconde do Rio Branco, no Bairro Alto.
"Vários munícipes ficaram indignados com a supressão de árvores na área e nos procuraram demonstrando grande preocupação sobre o risco de nova supressão ao redor do Tribunal e nas vias que o delimitam", cita a parlamentar no requerimento 528/2025, aprovado em regime de urgência na 29ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (26).
A vereadora pergunta se existe risco na supressão das árvores e quais os fundamentos e argumentos que justificam a retirada delas. Ela pede, caso haja um plano que embase a supressão da vegetação, que lhe seja disponibilizado o laudo técnico que aponte a necessidade de retirada de cada árvore.
"Nos últimos dois anos, Piracicaba conviveu e precisou enfrentar com dificuldades os impactos negativos de inúmeras ondas de calor, o que se evidencia como um dos efeitos previstos e reais das mudanças do clima. A presença de árvores em vias e áreas públicas favorece a diminuição da temperatura em tais áreas durante a ocorrência das ondas de calor, portanto a manutenção dessas árvores e o plantio de outras correspondem às ações para lidar melhor com esse evento extremo, reduzindo danos e prejuízos", argumenta Silvia Morales.