PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE NOVEMBRO DE 2017

Sorrentino: “Precisamos dialogar com todos os setores da sociedade”


Professor da Esalq ocupou a tribuna popular da Câmara de Vereadores de Piracicaba na noite desta quinta-feira (23)



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Professor Marcos Sorrentino ocupou a tribuna da Câmara nesta quinta-feira (23)






O professor da Esalq, Marcos Sorrentino, defendeu “cultivar uma cultura de procedimentos democráticos” ao ocupar a tribuna popular da Câmara de vereadores de Piracicaba, durante a 68a reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (23). 

“Precisamos dialogar com todos os setores da sociedade”, disse, ao exemplificar que, no caso da universidade, esse processo se dá por meio de atividades de educação, pesquisa e extensão.

“A missão de uma universidade pública é estar junto a todos os setores da sociedade, inclusive do pequeno agricultor, que tem sido excluído do modo hegemônico de produção. O nosso desejo é a inclusão desta parcela da população, que, marginalizada, vão bater às nossas portas, mas de forma muito mais brutal do que se nós estabelecermos pontes de diálogo”, disse Sorrentino.

Ele rebateu críticas surgidas em redes sociais de que o MST (Movimento dos Sem-Terra) estaria “invadindo” a Esalq, “O que ocorreu foi uma oficina de barraco de lona preta, para mostrar aos estudantes quais são as condições de vida que fica acampada”, disse, ao destacar que, em Limeira, existe um assentamento onde mais de 100 famílias vivem desta maneira há uma década. 

Na oportunidade, Sorrentino convidou toda a população de Piracicaba a participar, na próxima terça-feira (28), a partir das 18h, da Jornada Universitária Pela Reforma Agrária, onde especialistas e representantes de movimentos sociais falarão sobre a agroecologia, a agricultura familiar e a liberdade de expressão. 

“Não há condições de termos sustentabilidade sócio-ambiental se não caminharmos pelo trilho da manutenção da biodiversidade, pelo trabalho da agricultura familiar e pelo trilho da reforma agrária”, destacou o professor. Ao concluir a fala, Sorrentino exibiu um vídeo sobre as atividades do MST na Esalq e destacou o direito à terra como base para o desenvolvimento humano. 

Na reunião ordinária, a vereadora Nancy Thame (PSDB) elogiou o trabalho do professor. “Ele é um grande conhecedor da educação ambiental e um dos responsáveis pelo programa nacional de educação ambiental, sempre pautado em promover diálogo com a sociedade. A gente sabe o quanto de informação e o quanto que ele promove de integração”, disse. 

Nancy informou que o Marcos Sorrentino já participou de série de palestra da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba. 



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas