PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE JULHO DE 2016

Solenidade na praça relembra Revolução de 1932


Familiares de combatentes de Piracicaba que lutaram por São Paulo na época foram homenageados no evento.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Roselis e Ronaldo, filhos do ex-combatente Romeu Gomes de Oliveira, em ato no sábado



Um público de aproximadamente 200 pessoas acompanhou, na manhã do último sábado (9), a solenidade pelo 84º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. O ato foi realizado na praça José Bonifácio, no Centro, e contou com a participação de autoridades e de comandantes da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e do Tiro de Guerra. Familiares de combatentes de Piracicaba que lutaram por São Paulo na época foram homenageados no evento.

Promovida pela Câmara em parceria com a Comissão Municipal de Eventos Cívicos, a cerimônia rendeu menção especial a Romeu Gomes de Oliveira, último combatente de Piracicaba remanescente de 1932, que morreu no último dia 17, aos 100 anos. A homenagem póstuma foi entregue a Roselis e Ronaldo, filhos de Romeu.

"Nosso pai era uma pessoa maravilhosa, bondosa, de um coração imenso. Ele se apresentou voluntariamente, com 16 anos, e dizia ter sido um orgulho ter lutado e voltado, mas lamentava ter perdido muitos amigos", recordou Roselis, ao citar a identificação de Romeu, que nasceu na rua do Porto, com Piracicaba.

O simbolismo do 9 de julho, que em 1932 marcou o dia da eclosão do movimento de três meses em que os paulistas tentaram a derrubada do então presidente Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição, foi evocado pelo major Willians de Cerqueira Leite Martins, que comparou aquela época com a situação do país hoje.

"No momento atual, de crise política e moral, os ideais de 1932 tornam-se referenciais a todos nós. Uniu o povo que desejava uma Constituição justa", afirmou o subcomandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Piracicaba, que também explicou a origem e o significado da bandeira paulista, ao lembrar que, naquela época, Getúlio Vargas proibira o uso de símbolos pelos Estados.

Ainda durante a solenidade, foram conhecidos os vencedores do concurso promovido entre alunos da Escola Estadual "Dr. Jorge Coury" pelo Núcleo MMDC Voluntários de Piracicaba. Os estudantes Renan Sena Pereira, do 3º ano do ensino médio, e Evelaine de Aguiar Justino, do 9º ano do fundamental, tiveram seus textos escolhidos e lidos durante a cerimônia.

O evento teve ainda o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do município, a execução dos hinos nacional e de Piracicaba e da marcha "Paris Belfort" e uma salva de tiros disparada por militares do 10º Batalhão da Polícia Militar. Ao fim do ato na praça, foi aberta, no hall do prédio anexo da Câmara, a exposição alusiva à Revolução Constitucionalista de 1932, que segue aberta ao público até o próximo dia 24.

SAIBA MAIS - A Revolução de 1932 foi um movimento armado ocorrido entre julho e outubro de 1932. O objetivo era a derrubada do presidente Getúlio Vargas, que estava no poder desde 1930. Insatisfeita, a população iniciou protestos e manifestações, como a do dia 23 de maio, que terminou num conflito armado.

A revolução acabou eclodindo no dia 9 de julho, sob o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias. O levante se estendeu até o dia 2 de outubro de 1932, quando os revolucionários perderam para as tropas do governo. Mais de 35 mil paulistas lutaram e pelo menos 890 pessoas morreram nos combates. (Com informações do Portal do Governo de SP.)



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Homenagem

Notícias relacionadas