PIRACICABA, DOMINGO, 22 DE SETEMBRO DE 2019
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE JUNHO DE 2019

Rotatória no Jaraguá será denominada de Odília Cândido Gonçalves


Projeto de lei 33/2019 é de autoria do vereador Wagner Alexandre de Oliveira, o Wagnão



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Aprovação de propositura ocorreu na 37ª reunião ordinária



Será denominada de Odília Cândido Gonçalves a rotatória localizada na confluência das avenidas Abel Francisco Pereira e Nove de Julho, no bairro Jaraguá. O projeto de lei 33/2019, de autoria do vereador Wagner Alexandre de Oliveira, o Wagnão (PHS), foi aprovado nesta segunda-feira (24), na 37ª reunião ordinária.

Odília nasceu em Piracicaba em 4 de janeiro de 1928. Filha de Ana Inês de Paula e Sebastião Cândido, teve uma infância sofrida, e, sem poder frequentar a escola, precisou trabalhar cedo.

Aos 14 anos, se casou com Ardenante Dias Gonçalves, com quem teve 10 filhos. Seu marido era natural de São José do Serrito, no Estado de Santa Catarina, assim, no decorrer da vida conjugal, se mudaram para Lages.

Trabalhou na roça e criou seus filhos de modo simples. Um de seus filhos, Antônio Tobias Gonçalves, ainda criança, adquiriu febre amarela, e sua devoção no Espírito Santo a fez prometer que, se ele se curasse, ela serviria café da manhã para a Irmandade do Divino Espírito Santo durante 25 anos.

“Antônio ficou curado da doença e Dona Odília, com imensa gratidão e fé, retornou à Piracicaba e iniciou o pagamento de sua promessa, recebendo a Irmandade em sua casa, que, mais tarde, passou a contar uma estrutura que envolvia 20 pessoas para cozinhar cerca de 400 quilos de comida para alimentar 1.000 devotos”, contou Wagnão, no texto da propositura.

Com o passar dos anos, a casa de Odília tornou-se um centro convergência de devotos que fizeram promessas ao Divino Espírito Santo. Faleceu no dia 1º de junho de 2018, aos 90 anos. “Deixou filhos, netos e bisnetos e uma história linda, um exemplo de fé inabalável”, afirmou Wagnão.



Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Tópicos: LegislativoWagner Oliveira

Notícias relacionadas