PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE NOVEMBRO DE 2019

Ronaldo Moschini reforça importância da doação de sangue


Na data de 25 de novembro é lembrado o Dia do Doador Voluntário de Sangue



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar ocupou a tribuna da Câmara na 70ª reunião ordinária






Todos os anos, em 25 de novembro, ações são realizadas no país para marcar o Dia do Doador Voluntário de Sangue. Como forma de lembrar a data, o vereador Ronaldo Moschini (CID) enumerou a importância das doações, em seu pronunciamento na tribuna da Câmara, na 70ª reunião ordinária.

Moschini lembrou que os reservatórios de sangue do Hemonúcleo de Piracicaba, em funcionamento na Santa Casa de Piracicaba, sempre estão abaixo dos níveis recomendados. O orgão é de responsabilidade da Unicamp. Segundo ele, a manutenção do estoque colabora para os atendimentos de politraumatizados e vítimas de acidentes de trânsito.

A escolha do 25 de dezembro ocorreu porque a data precede um período de estoques baixos. "A doação de sangue é um gesto humanitário, é um dever, um gesto de solidariedade, cidadania, amor ao próximo e bem-estar coletivo", classificou o vereador.

Ele explicou os procedimentos para doação e reforçou que os doadores podem ser pessoas com idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. Para doar é preciso ter dormido no nímimo seis horas nas últimas 24 horas, evitar jejum e alimentos gordurosos nas últimas horas e ter tido uma boa refeição.

O doador deve apresentar documento de identidade original com foto, não ter fumado tabaco por no mínimo duas horas antes da doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas. Além disso, o parlamentar citou os casos em que não é possível fazer a doação.

 



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas