PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE MAIO DE 2019

Ronaldo Moschini foca o dia nacional contra a Endometriose, 8 de maio


Esta doença afeta a parte pélvica das mulheres, sendo que em 80% dos casos compromete o quadro de fertilidade, dificultando a gravidez



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ronaldo Moschini foca o dia nacional contra a Endometriose, 8 de maio






O dia nacional de luta contra a Endometriose (8 de maio) foi destacado na 26ª reunião ordinária de ontem (9) pelo vereador e médico ginecologista, Ronaldo Moschini (PPS) que abordou sobre a relevância deste tema, que afeta a parte pélvica das mulheres, onde a menstruação recua para as trompas, depositando no ovário, comprometendo a bexiga e outras partes, em doença específica das mulheres.

Moschini mostrou a evolução da doença, em dores crônicas, onde 80% das mulheres, com este quadro tem dificuldades de se engravidarem. O processo não é maligno. O que resulta em cólicas intestinais intensas, diferente de mocinha que desde a sua primeira menstruação tem dores cíclicas.

Com a endometriose, no período menstrual, a mulher urina e evacua sangue, devido à grande aderência da doença. Os fatores de risco se relacionam com a idade, etnia e histórico familiar, o que aumenta em sete vezes mais as chances. Além de citar a dieta rica em gordura, consumo de álcool, café e outros fatores que contribuem para o surgimento da doença. Por outro lado, citou fatores de proteção que inclui o tabagismo, exercício físico, muiltiparidade e lactação. Segundo Moschini, a endometriose não tem relação com o câncer. 

Em suas considerações finais, o vereador Ronaldo Moschini falou sobre o dia das mães, domingo, 12 de maio. E, exibiu um vídeo para registrar este dia especial, onde devemos desejar tudo de bom, como forma de retribuir todo amor que recebemos, no preparo para a vida, onde devemos agradecer por tudo o que nos foi ensinado.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas