
03 DE JULHO DE 2014
Um dos destaques da noite foi o funcionário da Unimed, Francisco Toledo (Chico Toledo), que há 42 anos presta serviços na cooperativa
A Câmara de Vereadores realizou, ontem à noite (02), no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), reunião solene sobre o Dia Internacional do Cooperativismo, numa iniciativa do vereador Pedro Cruz (PSDB), por meio do Decreto Legislativo nº 52/2013.
DIPLOMA DE RECONHECIMENTO DE MÉRITO- Com a presença de empresários, autoridades municipais, convidados, imprensa e colaboradores, o evento homenageou com Diplomas de Reconhecimento de Mérito as cooperativas Ampla Assistência Médica; Coop (Cooperativa de Consumo); Coopep (Cooperativa Educacional de Piracicaba); Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo); Oscesp – Sescon (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Sicoobcocre (Cooperativa de Crédito Rural dos Fornecedores de Cana e Agropecuaristas da Região de Piracicaba); Unicred Bandeirantes; Sicoob Credsaúde (Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Profissionais da Área da Saúde de Piracicaba e Região); Unimed Piracicaba; Uniodonto Piracicaba e o funcionário Francisco Antônio Nascimento de Toledo (Chico Toledo), que há 42 anos trabalha na Unimed.
MOÇÃO DE APLAUSOS- Além do Diploma de Reconhecimento de Mérito, receberam Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores as cooperativas: Coopep, Sicoobcocre e Unicred Bandeirantes.
O presidente da Sicoobcocre, José Coral, disse que as cooperativas “vão muito bem”. Segundo ele, foi fundamental para a Coplacana a parceria com a Acipi que abrange a “agricultura, indústria e comércio. Os bancos não queriam que a gente crescesse, pois as cooperativas são balizadoras de preços”, destacou. O presidente da Uniodonto, cooperativa de cirurgiões dentistas, que atua desde 1982, Claudio Zambello, disse que a instituição atende cerca de “65 mil beneficiários de Piracicaba e região”.
O autor da solenidade, vereador Pedro Cruz, enfatizou o trabalho das cooperativas para desafogar o serviço público principalmente na área da saúde. “É de extrema importância a existência das cooperativas, pois imaginem se não tivéssemos as dos planos de saúde”, frisou.
André Bandeira, que representou o presidente da Câmara João Manoel dos Santos (PTB), salientou que até “2022, o cooperativismo será o principal modelo econômico do mundo”.
Participaram, ainda, da solenidade, o secretário Municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Fortuoso e o conselheiro e assessor especial da presidência da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Américo Utumi.
A violinista Jaqueline Oliveira e o Violoncelista Raphael Oliveira apresentaram-se ao público, no início e no fim, com a canções “Jesus, alegria dos Homens” e “Sinfonia 27”, ambas de autoria de Joseph Haydn.