PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE SETEMBRO DE 2019

Reanimação cardiopulmonar: capacitação no sábado terá 30 profissionais


Técnica será ensinada em curso de 15 minutos voltado para leigos no estacionamento do Mercado Municipal, das 8h às 12h30, e no Shopping Piracicaba, das 13h30 às 19h.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moschini ocupou a tribuna durante a reunião ordinária desta segunda-feira






Cerca de 30 profissionais que atuam diretamente em chamados de emergência ensinarão técnicas de reanimação cardiopulmonar ao público leigo, neste sábado (21). Pelo terceiro ano seguido, o vereador Ronaldo Moschini (CID), que também é médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), promove a ação para ensinar a manobra que pode ser fundamental para salvar vidas.

"É importante que todos sejam treinados para a prática da massagem cardíaca, num curso rápido, para leigos. Em 15 minutos, falaremos da parte teórica e toda pessoa poderá treinar a prática num boneco. A cada minuto em que não se faz a massagem cardíaca até a chegada da unidade de suporte avançado do Samu, a pessoa perde 10% das chances de sobreviver", disse Moschini, na tribuna, durante a 51ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (16).

Com o mote "Uma ação pela vida", o treinamento será oferecido em dois locais de grande circulação: no estacionamento do Mercado Municipal, das 8h às 12h30, e no piso térreo do Shopping Piracicaba, no corredor em frente à loja Humanitarian, das 13h30 às 19h. O curso é gratuito e todo participante receberá, ao final, certificado atestando a qualificação em reanimação cardiopulmonar.

Com Moschini à frente, a equipe de monitores deve contar com profissionais do Samu, do Hospital dos Fornecedores de Cana, da Santa Casa, do Corpo de Bombeiros e do Instituto de Cardiologia. A médica Juliana Barbosa Previtalli, presidente da regional de Piracicaba da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, também estará presente no evento.

"Nunca sabemos quem vai ter uma parada cardiorrespiratória: 30% delas ocorrem na própria casa das pessoas, 20% na rua e de 10% a 20% em unidades assistenciais", observou Moschini, apoiando-se em sua experiência como socorrista do Samu para ressaltar a importância de saber aplicar a técnica de reanimação.

"Por mais rápido que a ambulância do Samu possa ir ao local, decorrem-se 5, 10 minutos, mesmo com a sirene ligada e o auxílio das pessoas no trânsito. Esse tempo faz muita diferença. Se há alguém fazendo a massagem cardíaca, isso pode retornar a vida ao paciente, pois o Samu, quando chega, já instala o desfibrilador para fazer a leitura da parada cardiorrespiratória e provocar choque no paciente para o retorno de seu batimento", explicou.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas