PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE AGOSTO DE 2019

Provedor defende Santa Casa e apresenta dados que impactam Piracicaba


João Orlando Pavão ocupou a tribuna popular da Câmara, na reunião ordinária de ontem (19). O vereador Ary Pedroso Jr. (SD) destacou a importância da temática.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

João Orlando Pavão

João Orlando Pavão
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Ary Pedroso Jr.

Ary Pedroso Jr.
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

João Orlando Pavão






O provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão, ocupou a tribuna popular da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na 43ª reunião ordinária de ontem (19), por 10 minutos regimentais, para discorrer sobre a situação financeira da Instituição, na avaliação de que a crise econômica do país afeta todo o sistema que mantém os hospitais filantrópicos, o que inclui as Santas Casas. 

O vereador Ary Pedroso Júnior (SD) pediu duas questões de ordem, para registrar a importância da fala do provedor. Além de distribuir exemplares de revistas aos vereadores, de publicações que marcam o trabalho da Santa Casa, onde também destacou o papel da Câmara na devolução de recursos voltados à saúde. 

João Orlando Pavão discorreu sobre a situação da Santa Casa de Piracicaba, em dados que impactam toda a cidade, sendo que estas instituições pelo país passam pela maior demanda frente ao Sus (Sistema Único de Saúde), onde a tabela do Sus está há quase duas décadas defasada, em pelo menos 50%, sendo que as prefeituras são constantemente cobradas para rever esta situação, em dívidas que somadas ultrapassam a 21 bilhões de reais.

O provedor também apresentou publicações, a exemplo da primeira edição do jornal da Santa Casa, que agora está disponibilizado apenas eletronicamente. Apontou que a Santa Casa atende mais de 80% pelo Sus. Em cada procedimento há que se arrumar 50% para cobrir este déficit. Disse que a dívida da prefeitura está sendo paga em 24 parcelas. Também citou emendas por intermédio do vereador Capitão Gomes (PP), por força de deputado, bem como agradeceu Mendes Thame, no aporte de recursos.

João Orlando ainda falou da emenda impositiva, além de outras tratativas junto ao ministro da Saúde, enfatizando que o governo federal reconhece o papel das Santas Casas. Também falou de gestões em Brasília e forças locais e estaduais que podem ajudar na saúde. “Infelizmente não há resposta pronta e sim caminhos a serem seguidos”, disse.

O provedor também ressaltou o apoio dos parlamentares, em processo difícil e moroso perante as Santas Casas. Além de reiterar a participação e apoio dos vereadores, junto aos seus deputados. “O que precisamos é manter o atendimento digno que damos”, destacou Pavão em agradecimento a todos.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular Ary Pedroso Jr

Notícias relacionadas