PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE SETEMBRO DE 2018

Provedor agradece presidente e reafirma luta pela "São Benedito"


"Cadê o terreno doado pelo Barão de Rezende aos negros para edificar a Igreja de São Benedito, que hoje sucumbe na região central de Piracicaba?", indaga José Mariano.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Provedor agradece presidente e reafirma luta pela "São Benedito"






O provedor da Irmandade de São Benedito do Brasil, em Piracicaba, José Mariano (83) ocupou a tribuna popular da Câmara de Vereadores, na 53ª reunião ordinária de ontem (17) para ecoar mais uma vez sua luta em prol do reconhecimento e resgate do patrimônio material e imaterial que envolve o entorno da Igreja de São Benedito, região central da cidade, em demandas que remetem ao século retrasado, em plena época da escravidão, que aprisionou parte do povo negro africano, onde o Barão de Rezende, em atendimento ao pedido de sua filha, condoído com a situação dos negros teria doado terras para a construção de uma capela, que hoje representa a Igreja de São Benedito e o Cemitério, onde teriam sido enterrados corpos de escravos, em terreno que hoje está localizado a Escola Estadual Moraes Barros, na praça Jorge Tibiriçá. 

"Faz oito anos que venho lutando por isso, pela Igreja de São Bendito, e três vezes conversei com o presidente da Casa sobre papéis que estavam sumidos. A Constituição diz que terreno tem que ser herança. Achei papéis que estavam assim: o terreno pertence ao Santo e à Irmandade. Inclusive, um papel dizia que o senhor Ludovico Trevisan também está no meio desse terreno, que está com a assinatura dele. Quero ver onde está este papel. Vou dar 48 horas, tanto para Pefeitura Municipal quanto a Diocese conversarem comigo", relatou o provedor. 

Mariano também fez questionamentos sobre a condição do povo negro, que ajudou a edificar este Brasil, com atuação também para o crescimento de Piracicaba. Além de comentar sobre o projeto que ajudou a elaborar, na criação do Memorial Afro-Brasileiro, nas dependências da praça Jorge Tibiriçá, em homenagem aos povos africanos que foram escravizados e ali sepultados.

Este assunto já foi motivo de reunião com o titular da Sedema (Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente), José Otávio Machado Menten para início de conversações com o Executivo, na indicação 527/2018, de autoria do vereador Capitão Gomes (PP), onde seriam elaborados três projetos, para selecionar o que melhor represente este resgate memorial. 

"O negro, na época da escravidão, era gente e continua sendo gente. Se ninguém dá, eu dou a minha cara para bater. Vou voltar a São Paulo para rever toda esta parte; se Piracicaba não resolve, o Estado vai ter que resolver. Porquê o negro não pode ter alguma coisa? Chega, agora eu quero a decisão. Tiraram o terreno, tiraram a igreja, agora virou capela. A Irmandade de São Benedito no Brasil tem 330 anos. O presidente fez o que pôde.  Se não acharam o papel, o que se pode fazer?. Será que não temos direito de nada?. De amanhã em diante vou procurar meio de falar com as pessoas e saber onde é que estão esses documentos. Agradeço ao presidente, que me deu essa chance de estar falando. Esta Casa já me ouviu muitas vezes. Este papel vai ter que aparecer, custe o que custar", concluiu Mariano. 

O presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB) ressaltou que seu gabinete parlamentar nunca se furtou em trabalhar em prol da população e fornecer informações. "Buscamos, nesses quatro anos, a lisura dos procedimentos", disse. 

 


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Carlos Cavalcante Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato

Notícias relacionadas