PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE MAIO DE 2016

Pedro Cruz destaca centro de estudos no aprimoramento de contabilistas


O parlamentar entregou moção de aplausos da Câmara que contempla os 20 anos de grupo de estudos que prima pela valorização da profissão.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


O vereador Pedro Cruz (PSDB), na noite desta quarta-feira (25), às 20 horas participou de encontro festivo nas dependências do Sincop (Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba), em jantar de confraternização que evidencia os aniversariantes dos últimos três meses, além de marcar os 20 anos do ciclo de reuniões semanais do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis. Na oportunidade o parlamentar entregou a moção de aplauso de sua autoria, 15/2016, em que a Câmara de Vereadores de Piracicaba enaltece a relevância do grupo, na pessoa do diretor de cultura e eventos do Sincop, Hermenegildo Vendemiatti, que recebeu a comenda do Legislativo ao lado do atual presidente, Luiz Carlos, seguido pelos contabilistas: Breno Brocci e Antonio Maelli.

O vereador Pedro Cruz fez a leitura da moção de aplausos, ressaltando a importância de reconhecer o trabalho do Centro de Estudos. Hermenegildo Vendemiatti, em nome de toda diretoria agradeceu o recebimento da comenda, além de destacar o papel dos coordenadores na elaboração e montagem das apostilas aos participantes do curso. Já o presidente do Sincop, Luiz Carlos falou da eterna gratidão que os contabilistas se voltam ao papel da Câmara, não apenas pelo reconhecimento profissional, bem como na conquista do espaço físico onde hoje se abriga a sede do sindicato. Também mencionou o legado de luta, esforço e dedicação dos integrantes do grupo de estudos, na troca de experiências profissionais e de aprendizados.

No teor da moção, o vereador Pedro Cruz considera que o Sincop (Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e Região) através de sua diretoria e seus sócios, sempre se preocupou ao longo dos anos de sua existência, em valorizar tanto a profissão contábil quanto a importância de compartilhar conhecimento para o aprimoramento da profissão.

Para isso se concretizar e se firmar cada vez mais, o Sincop começou a promover reuniões, em sua sede, aberta a todos os sócios contabilistas, para serem discutidos, além das matérias técnicas e legislações, a troca de experiências e dificuldades para o exercício da profissão, diante da complexa legislação, isso quer seja como empresário contábil ou contabilista de empresa.

Os anos se passaram e as reuniões continuaram, às vezes com duas pessoas, as vezes com vinte, mas o Sincop sabia da importância e persistiu na ideia.

No ano de 1995, a diretoria do Sincop, sabendo da existência de uma reunião semanal que acontecia no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, buscou informações de como eram organizadas e realizadas tais reuniões, para se tentar implantar também em Piracicaba.

Essas reuniões eram denominadas de “Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo”, que já se realizava há mais de 40 anos, com uma apostila confeccionada pela mesa coordenadora, onde foi passado o modelo, inclusive de seu regimento interno.

No ano seguinte, em 1996, surge o Centro de Estudos e Debates Físco-Contábeis do Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba aliando a experiência e organização estrutural do Centro de Estudos de São Paulo, com a experiência e vontade das pessoas que já frequentavam as reuniões locais.

A partir de então as reuniões tomaram um outro formato, tendo uma mesa coordenadora, apostila semanal com legislações, matérias técnicas, consultas e também sempre uma mensagem para reflexão, aliado a palestras, cursos e também confraternizações.

Pedro Cruz também enfatiza na moção, que a diretoria do Sincop agradece a todos que colaboraram para o sucesso e a continuidade desta importante reunião, completando agora em 2016, 20 anos de existência, quer seja como participantes da mesa coordenadora, como frequentadores, funcionários do sindicato, enfim todos que de uma forma ou de outra colaboram para o êxito do centro, servindo também de referência para outros sindicatos.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem Pedro Cruz

Notícias relacionadas