PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE MAIO DE 2013

Passeata alerta população para o crime de abuso sexual contra menores


Foi realizado na manhã deste sábado (18/05), “Dia Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes “, passeata saindo do Mercado Munici (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


Foi realizado na manhã deste sábado (18/05), “Dia Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes “, passeata saindo do Mercado Municipal em direção a Praça José Bonifacio, que teve como objetivo alertar a população para o crime de  abuso sexual contra a criança e adolescentes que está crescendo em todo país.

O vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB), coordenador da campanha contra pedofilia em Piracicaba e que está sendo expandida para diversas cidades do país, distribuiu durante o ato material educativo e alertar a população sobre esse crime bárbaro e hediondo, que destrói a vida da vitima e de seus familiares.

De acordo com representantes do Conselho Tutelar, após a campanha contra a pedofilia, aumentou o número de denuncias, que são apuradas com cautela, a maioria dos casos registrados parte de denuncias anônimas que são apuradas pelo Conselho Tutelar. Em alguns casos fica claro que não houve abuso, que foi apenas sedução, mas mesmo assim é considerado que criança está em situação de risco.

Quando a vitima procura o Conselho, ela é encaminhada para uma delegacia, onde é elaborado um Boletim de Ocorrência e com base no que foi dito no documento a é encaminhada para exames. Quando ocorre no dia um conselheiro tutelar acompanha a família. Em Piracicaba a maioria Em Piracicaba são raros os casos que envolvem recém nascidos a maior parte são de crianças com idade entre cinco a 14 anos. Não constam registros de casos de assédio via internet.

Para o vereador Paulo Henrique, a passeata foi um grande marco na história de Piracicaba e o inicio de ações mais grandiosas no combate a pedofilia. Ao conversar com as pessoas pela rua alertou os pedófilos, na maioria das vezes, são pessoas aparentemente normais e do círculo de confiança da vitima. Em alguns casos o abusador pode ser também desconhecido, que abordam a vitima pessoalmente ou pela internet.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes Secamilli, agradeceu a presença e apoio de todas as entidades envolvidas na realização do evento que marcou o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes “, que tem como um de seus objetivos alertar população da importância de se denunciar casos de abuso.

A primeira dama do Município Selma Ferrato e o deputado Estadual Roberto Morais, parabenizaram os organizadores do evento, o vereador Paulo Henrique pela campanha contra pedofilia, que nasceu em Piracicaba, e pediram que as crianças vitimas de abuso não tenham medo e denuncie.

“Eventos como o que realizamos hoje  são importantes para conscientizar e alertar a população para os crimes de abuso sexual em crianças e adolescentes que esta crescendo assustadoramente no Brasil. A cada 60 segundos uma criança é violentada no país.”, disse o parlamentar.

Participaram da passeata o vereador Pedro Kawai (PSDB); Tropa de Elite de Combate a Pedofilia, a banda da Escola Municipal do Monte Rey, Geraldo Bernardino; misses e princesas da 30ª Festa da Nações; Instituto Formar, Faço Bonito e populares.


DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO DE SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 

No dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, desapareceu da escola onde estudava para nunca mais ser vista com vida.

Ela foi espancada, estuprada, drogada e morta numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, o rosto principalmente, foi desfigurado com ácido. Seis dias depois do massacre, o corpo foi encontrado num terreno baldio, próximo ao centro da cidade de Vitória, Espírito Santo. Seu martírio significou tanto que esta data se transformou no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Durante mais de três anos, o corpo da criança permaneceu na fria gaveta do Instituto Médico Legal de Vitória e segundo consta se interessar pelo caso e tentar uma punição para os culpados significava comprar briga com as mais poderosas famílias do estado, cujos filhos estavam sendo acusados do hediondo crime. Pelo menos duas pessoas já tinham morrido em circunstâncias misteriosas por se envolverem com o assunto.


COMO DENUNCIAR

Em caso de suspeita de abuso sexual procure o Conselho Tutelar, Delegacia Especializada em crimes contra a criança ou adolescentes ou a Delegacia Comum. As denúncias também podem ser feitas através do Disque Denúncia Nacional – 100 ou Policia Militar 190.


Patrícia Moraes Sant’Ana _ MTb: 24.154
Foto: Davi Negri _ MTb: 20.499



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Fórum Combate à Pedofilia Paulo Henrique

Notícias relacionadas