PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MAIO DE 2015

Paiva participa de encontro de bancários


Vereador defendeu que movimento sindical reinvente-se, pois, do contrário, corre risco de assumir discurso "que culpabiliza os trabalhadores e tira o foco das lutas".



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Paiva participou de encontro regional de bancários de SP e do MS



O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) levou ao Encontro Regional dos Bancários do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul o apoio do Legislativo piracicabano à luta da categoria por, principalmente, melhores condições de trabalho.

O parlamentar ressaltou que os bancos são o único setor que não sofre com crises da economia e que, no entanto, se aproveitam do clima de instabilidade para exigir ainda mais de seus funcionários. Na opinião do vereador, a Federação dos Bancários deve deflagrar um movimento geral contra as metas abusivas, intensificando a denúncia à sociedade sobre o quanto os bancários têm sofrido.

Em sua fala, Paiva citou o caso de uma bancária de menos de 30 anos que sofreu um AVC dentro de uma agência em Piracicaba ––somando-se a outras ocorrências de trabalhadores que pediram afastamento ou estão com depressão–– como exemplo das consequências que a "pressão desmedida" tem gerado contra quem atua na área.

Por fim, o vereador defendeu que o movimento sindical faça uma autocrítica e reinvente-se, pois, do contrário, corre o risco de assumir o discurso da direita "que culpabiliza os trabalhadores e tira o foco das lutas".

VÍTIMAS DE ACIDENTES - Ainda durante o encontro, Paiva colocou seu mandato à disposição dos sindicatos de outras cidades que queiram, por meio de seus Legislativos locais, instituir, tal como a Câmara de Piracicaba fez, o Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, a ser celebrado em todo 28 de abril.

O decreto legislativo 5/2015, que cria a data e teve seu projeto proposto por Paiva, foi promulgado no último dia 12 pelo presidente Matheus Erler (PSC). O vereador salientou que o ato faz parte de um conjunto de ações que pretende discutir e ampliar a conscientização e o combate às práticas abusivas contra os trabalhadores, as quais geram doenças ocupacionais e óbitos. Ele lembrou que, em 2014, Piracicaba registrou mais de um acidente de trabalho por dia e sete mortes.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Emprego e Renda José Paiva

Notícias relacionadas