
28 DE AGOSTO DE 2013
Solenidade marcou Dia Nacional dos Bancários, comemorado na data, com entrega de 22 homenagens a profissionais da categoria.
Vereador homenageou 22 bancários na noite de 28 de agosto
Funcionários de agências bancárias de Piracicaba receberam o título de Bancário Padrão 2013, em solenidade nesta quarta-feira (28), no salão nobre Helly de Campos Melges da Câmara de Vereadores. A homenagem é uma iniciativa do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) para marcar as comemorações do Dia Nacional dos Bancários.
Paiva, que preside o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, é o autor do Decreto Legislativo 43, de 11 de novembro de 2002, que instituiu as comemorações na cidade. “Ser escolhido pelos próprios colegas como representante, é um privilégio. O bancário padrão não é um prêmio em dinheiro, mas trabalha com a motivação do relacionamento interpessoal da categoria. Há um futuro muito bom e temos que perseverar sempre”, disse o vereador.
O Dia Nacional dos Bancários surgiu a partir de movimento em 28 de agosto de 1951. Eles realizaram uma greve de 69 dias, que mobilizou bancários de todos os estados brasileiros, em protesto contra a intransigência dos banqueiros. Após o ato, a categoria conquistou a redução da jornada e melhores condições trabalhistas.
Há 30 anos no Banco do Brasil, o gerente de pessoa física Sisino Motta Netto foi o bancário do sexo masculino escolhido para a homenagem. Graduado em engenharia civil e matemática, ele possui pós-graduação em gestão de pessoas. Hoje atua na agência da Vila Resende. “O título de Bancário Padrão, que acontece numa data importante, nos faz lembrar o quanto é importante a luta da categoria. Sou sindicalista, com muito orgulho, e procuro defender o direito dos meus colegas.”
A outra homenagem foi concedida à supervisora Lucila Maria Alonso, da Caixa Econômica Federal, instituição onde atua há 23 anos. “Tenho a convicção que unidos podemos fazer muito mais. Prezo pelo trabalho em equipe, com determinação e ousadia”, disse Lucila. “Em nosso dia a dia, temos que administrar conflitos, tempo e dinheiro, mas com amor e paixão atingimos todos os nossos objetivos”, completou a bancária.
OS HOMENAGEADOS – Durante a solenidade, o vereador Paiva também homenageou Adilson Citrone e Camila Santos Teixeira (Bradesco); Elias Giron de Carvalho (Caixa Econômica Federal); Safira Martins da Silva (Banco do Brasil); Álvaro Spironello e Monique Cuevas Kochinski (Citibank); Felipe Bianchim e Rafaela Maria Dini (Cooperativa); Luís Paulo Spolidoro e Ana Francisca Giuliani (HSBC); Juliano Pontes de Almeida e Vania Mesquita Gerotto (Itaú/Unibanco); Lucas Venâncio e Suzana de Morais (Banco Mercantil do Brasil); Diego Blumer e Ana Carolina Tosetti (Safra); Adelson José Dandréa e Fabiana Jocelí Giovanetti (Santander); Charles Foentes e Andrea Silva Schiavon (Votorantim).
A ESCOLHA – Iniciado em 11 de julho, o processo de escolha do Bancário Padrão durou 41 dias e foi dividido em quatro etapas. Após o lançamento, ocorreu a eleição nas agências da cidade, com 128 profissionais na disputa para as 22 vagas, divididas entre candidatos do sexo masculino e feminino.
Após a divulgação dos 22 nomes, uma comissão com representantes da imprensa e sociedade civil avaliou os currículos dos candidatos. A eleição continuou por meio da internet e a categoria foi convidada a escolher dois representantes para o título. A 11a edição teve participação recorde de todo o país, com 34.402 votos.