PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE AGOSTO DE 2018

Moschini faz convite para treinamentos de reanimação cardiopulmonar


Dia Municipal da Reanimação Cardiopulmonar visa treinar a população para agir nessas situações de emergências



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador ressalta a importância do treinamento de reanimação cardiopulmonar a toda a população






Após sucesso no ano passado, o Dia Municipal de Reanimação Cardiopulmonar de 2018 oferecerá gratuitamente à população treinamentos de como realizar uma reanimação cardiopulmonar até a chegada do socorro.

O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara, Ronaldo Moschini (PPS), na 47ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (27), ocupando a tribuna por 10 minutos.

Com apoio da Socesp (Sociedade de Cardiologistas do Estado de São Paulo) e a ajuda de cerca de 30 monitores cedidos pelos hospitais da cidade, os treinamentos iniciam na manhã do próximo dia 22 de setembro, no bolsão do Mercado Municipal, e no período da tarde e da noite acontecem no Shopping Piracicaba. O curso terá duração de 10 minutos e a entrega de certificados.

Moschini disse que esses treinamentos visam atender a uma necessidade do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros, quando socorrem vítimas de parada cardíaca. Segundo ele, durante as chamadas de emergência, é necessária a identificação do caso para que seja enviado o tipo de viatura adequada. O atendimento deve ser feito o mais rápido possível, porém, pode demorar de 10 a 15 minutos para chegar, principalmente em bairros mais distantes, diminuindo a chance de reanimação cardiopulmonar.

Diante desse fato, o vereador ressalta a importância do treinamento para todas as pessoas. “Nosso sonho é de que um dia em Piracicaba tenhamos pelo menos 30% dos piracicabanos treinados para realizar uma reanimação cardiopulmonar”, disse Moschini.

O Dia Municipal de Reanimação Cardiopulmonar foi instituído pela lei ordinária 8.704, de 1º de setembro de 2017, de autoria de Moschini.

Ao fim de sua fala na tribuna, o vereador também lembrou que o exame para detecção do estreptococos do grupo B é obrigatório na cidade em gestantes de 35 a 37 semanas. Moschini enfatizou que a realização do exame diminui as chances da transmissão vertical da bactéria da mãe para o feto em 100% e diminui o índice de ocupação nas UTIs (unidades de terapia intensiva) neonatais de Piracicaba. 



Texto:  Thaís Passos
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas