PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE MARÇO DE 2019

Moschini faz alerta para risco de transmissão de DSTs no Carnaval


"Muitos que contraem DSTs têm vergonha de procurar o médico, o que dificulta a cura", disse o vereador, na tribuna, durante a reunião ordinária desta quinta-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moschini ocupou a tribuna durante a reunião ordinária desta quinta-feira






Às vésperas do Carnaval, o vereador Ronaldo Moschini (PPS) ocupou a tribuna para alertar a população sobre a necessidade de prevenção às DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). O parlamentar, que é médico obstetra e ginecologista, defendeu o uso de camisinha e anticoncepcionais para evitar tanto o contágio quanto a gravidez indesejada.

"Existem inimigos da saúde sexual. Temos de conhecê-los para aprendermos a nos defender deles. Geralmente, são adquiridos por meio de relação sexual com parceiros infectados e aparecem de três maneiras: na forma de corrimentos, úlceras ou verrugas", comentou o vereador, na tribuna, durante a 8ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (28).

"Muitas vezes a jovem acha que a verruga é normal, quando aquilo já é uma demonstração de uma DST chamada papiloma vírus humano, que é o HPV. Toda paciente com câncer de colo de útero já teve HPV na vida", alertou Moschini.

O parlamentar disse que, em muitos casos, a transmissão de DSTs ocorre devido à colocação tardia de preservativos, já depois de ter havido contato entre mucosa e pele. "A maioria das DSTs tem cura fácil, desde que se procure tratamento médico logo na fase inicial. A medicina preventiva é menos onerosa ao município e ao país", declarou.

"Muitos que contraem DSTs têm vergonha de procurar o médico, o que dificulta a cura. Elas podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários e provocar esterilidade, impotência e inflamação de útero, trompas e ovários", acrescentou o vereador.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas