PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE AGOSTO DE 2019

Moschini destaca importância da reanimação cardiopulmonar


Parlamentar também comentou sobre os dias do Soldado e do Psicólogo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador ocupou a tribuna nesta segunda-feira (26), na 45ª reunião ordinária.






Nesta segunda-feira (26), na 45ª reunião ordinária, o vereador Ronaldo Moschini (CID) utilizou a tribuna popular para homenagear os soldados e os psicólogos, além de citar a importância do público leigo ter noções sobre a reanimação cardiopulmonar.

Em celebração ao Dia do Soldado, comemorado no dia 25 de agosto, o parlamentar relembrou de quando era atirador do Tiro de Guerra de Piracicaba (TG-02-028), do qual foi dispensado para cursar a faculdade de medicina, no Estado do Rio de Janeiro, onde permaneceu por seis anos. “Eles garantem a nossas fronteiras, a segurança, nos trazem o bem-estar e assim ficamos mais tranquilos, para vivermos em condições melhores”, relatou, sobre os soldados.

O Dia do Psicólogo, na data de 26 de agosto, também foi destacado por Moschini. Ele descreveu os profissionais como pessoas dedicadas em ouvir e ajudar às pessoas. “Eles podem não ter todas as respostas, mas podem te ajudar a encontrar as melhores para você”, disse. “Podem nos trazer um equilíbrio maior. Todas as pessoas são dignas de realizarem o acompanhamento psicanalítico. Muitas vezes a pessoa chega ao extremo do suicídio por falta de acompanhamento”, completou o vereador.

Para encerrar o seu tempo na tribuna, ele comentou sobre o trabalho como socorrista do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Piracicaba. Com a especialização em emergências e urgências e há 30 anos atuando em pronto atendimento, o parlamentar aponta que a reanimação cardiopulmonar pode salvar uma vida. “Não precisa ser nenhum especialista, basta ser um leigo de boa vontade”, disse.

Ronaldo Moschini acredita que o treinamento para a população pode ajudar a realizar, detectar e diagnosticar o primeiro atendimento. “Já aconteceu de chegarmos ao local e ser reestabelecido o ritmo cardíaco do paciente por uma massagem produzida por um leigo”, contou.

O treinamento tem aproximadamente 15 minutos, com direito a certificado de participação e está sendo organizado pelo gabinete do vereador. A edição deste ano acontece em 21 de setembro, no Mercado Municipal, no período da manhã, e no Shopping Piracicaba, à tarde.



Texto:  Fernanda Rizzi
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas