PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MARÇO DE 2018

Médico alerta sobre diagnóstico e tratamento da tuberculose


Organizada pelo gabinete do vereador Gilmar Rotta (MDB), palestra ocorreu na tarde desta quinta-feira (22)



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução





O médico Eduardo Rebeis ministrou uma palestra, na tarde desta quinta-feira (22), sobre diagnósticos e tratamento da tuberculose. O evento foi uma iniciativa do vereador Gilmar Rotta (MDB) e marcou o dia mundial sobre a doença que ainda está revestida sobre alguns mitos e omissões.

“A tuberculose não de ser esquecida, muitas vezes os pacientes e o serviço de saúde a esquecem, mas ela existe e continua matando”, disse Rebeis, ao falar para um público de agentes de saúde da Prefeitura de Piracicaba no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”.

Ele alertou, ainda, que a tuberculose é uma doença que, na forma mais comum, a chamada “bacilífera”, é altamente contagiosa. “Por isso, é importante evitar a doença tanto para o paciente quanto para a própria família”, destacou Rebeis.

O principal sintoma da doença é a tosse contínua, que prossegue por mais de duas semanas, assim como a chamada “febre vespertina”, que dá no final do dia e fica entre 38 a 38,5 graus. “Tosse não é normal, por isso tem que procurar assistência médica, seja do serviço complementar (plano de saúde) seja do SUS, para que se tenha diagnóstico”, destacou Rebeis.

Emerlinda de Fátima Vicentim, coordenadora do Cedic (Centro de Doenças Infecto-Contagiosas), relatou que ainda há uma forte estigma sobre o tratamento da doença, o que, por vezes, impede que as pessoas diagnosticadas vão se curar. “Antes, o paciente era enviado a algum hospital especializado, longe da família e do convívio social, hoje não é mais assim”, relata.

Ela informa que o tratamento pode durar cerca de seis meses, mas já nos primeiros 30 dias, busca-se curar a possibilidade de contágio. “A maior parte dos casos de tuberculose, cerca de 85%, são bacilíferos, por isso primeiro devemos estancar a possível transmissão”, disse. No Cedic, ela lembra que são feitos, gratuitamente, os exames e o tratamento é diário.

Coordenador de vigilância em saúde do Município, Moisés Taglieta lembra que é importante observar as condições de moradia e trabalho. “É preciso estar em local arejado, evitar espaços fechados e úmidos”, disse, ao reforçar a importância da prevenção. “Todos temos que saber prevenir e, caso sejam identificados algum dos sintomas, procurar por atendimento”, disse.

Todas as unidades de atendimento da rede municipal de saúde estão aptas a identificar e a caminhar pacientes de tuberculose ao Cedic, onde é realizada a verificação e feito o tratamento. “Hoje, temos a possibilidade de diagnóstico rápido, isso agiliza a possibilidade de intervenção”, destacou. 

O vereador Gilmar Rotta (MDB), autor do evento, ressalta que o objetivo de realizar a palestra é justamente para contribuir na prevenção da doença. “Isso contribui para instruir a população dos sintomas, de quando começa a doença, e sobre quais os cuidados que é preciso ter”, finalizou o parlamentar.

(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  Paulo Soares - MTB 62.602
Edição de TV:  Paulo Soares - MTB 62.602


Saúde Gilmar Rotta

Notícias relacionadas