PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE FEVEREIRO DE 2020

Lair Braga fala sobre as enchentes em Piracicaba


Vereador ocupou a tribuna para solicitar providências por parte do Executivo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Lair Braga (SD) apresentou requerimento em regime de urgência






O vereador Lair Braga (SD) ocupou a tribuna, durante a reunião ordinária desta quinta-feira (27), para falar sobre as enchentes que atingiram o município. Ele protocolou, em regime de urgência, o requerimento 182/2020 que solicita informações ao Executivo sobre as providências que serão adotadas para resolver a situação.  

Na propositura, o vereador questiona a prefeitura sobre a possibilidade do SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) conceder desconto na conta de água dos moradores e comerciantes afetados pelas enchentes, que segundo ele, tiveram um “consumo excessivo de água para realizar a limpeza dos locais inundados”. O requerimento também faz questionamentos sobre o desassoreamento dos córregos do Enxofre e Piracicamirim, e sobre o projeto que aumenta a vazão na tubulação de esgoto e das águas pluviais. 

Ao ocupar a tribuna, Lair Braga relatou que durante o Carnaval visitou os bairros atingidos pelas enchentes, conversou com os moradores, e constatou que o gasto com água para lavar as casas e comércios foi significante. “O problema maior é quando a gente se depara com esse tipo de situação, a gente vê que não há uma perspectiva de melhora”, desabafou. 

O vereador também mostrou um estudo realizado por um engenheiro piracicabano, que mora nos Estados Unidos, com os dados das enchentes e as possíveis soluções. Para esse levantamento, o engenheiro usou GPS e um software para estudar o relevo da cidade. Lair Braga demonstrou perplexidade pelo fato de um cidadão que mora em outro país achar “tempo suficiente para pesquisar por GPS e por outros sistemas de comunicação”, enquanto “até o presente momento não se tem nada que possa dar uma notícia.” 

Lair Braga ainda apontou que o desassoreamento no Córrego Piracicamirim não é realizado há mais de dez anos e disse que "precisa ser feito”. Ao concluir a fala, ele ressaltou que não está cobrando do prefeito Barjas Negri “uma solução imediata” para as inundações, mas pede que seja feito um estudo que permita conceder um desconto na conta de água dos moradores.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Lair Braga

Notícias relacionadas