PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE OUTUBRO DE 2018

Lair Braga divulga início do Fórum em Defesa da praça José Bonifácio


O Fórum terá como objetivo debater problemas referentes à revitalização, conservação e manutenção deste espaço público, que se encontra em condições precárias.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Lair Braga divulga início do Fórum em Defesa da praça José Bonifácio

Lair Braga divulga início do Fórum em Defesa da praça José Bonifácio
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Lair Braga divulga início do Fórum em Defesa da praça José Bonifácio

Lair Braga divulga início do Fórum em Defesa da praça José Bonifácio
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Lair Braga divulga início do Fórum em Defesa da praça José Bonifácio






O vereador Lair Braga (SD) foi entrevistado no Programa Primeiro Tempo, da TV Câmara, minutos antes da 58ª reunião ordinária de ontem (4), às 19h30, em conversa com o jornalista Martim Vieira, quando abordou diferentes temáticas de trabalhos encaminhados pelo seu gabinete parlamentar, a exemplo da criação do Fórum Permanente em Defesa da Praça José Bonifácio, que terá início no próximo dia 17 de outubro, quarta-feira, às 14 horas. 

Para exemplificar a importância das discussões sobre a revitalização deste local, o vereador Lair Braga considera a primeira coisa que observamos ao visitar uma casa, ao olharmos a sala, depois a cozinha e, já verificarmos como que é a administração daquela residência, sendo que numa cidade isto não é diferente, pois uma praça diz muito o que é aquela localidade, dado à limpeza, arborização, um local florido, onde as crianças possam andar, caminhar, onde os idosos também possam chegar lá, comer um cachorro quente, contemplar a praça e conversar com as pessoas.

"Isto infelizmente a gente não está podendo, porque a praça José Bonifácio hoje é sinônimo de insegurança, onde temos desafios terríveis devido à presença de pombos, sendo que temos dois tipos, o pombo doméstico, que deixa um vírus terrível, que pode ser fatal e temos a margosinha, que vem só a noite para dormir e pousar nas árvores da praça, sujando todo o local e no dia seguinte vão embora", disse. 

Lair Braga também mostra que o piso da praça precisa ser trocado, pois várias pessoas tem caído, principalmente idosos. Além de comentar sobre a violência do local, onde ocorrem problemas de drogas, tráfico, sendo que tudo de ruim que pode acontecer no centro da cidade está concentrado nesta praça, que devido a presença de imensas árvores, não se pode enchergar nem o sino da Catedral, fora os moradores em situação de rua, onde o problema não são deles e, sim nosso, da sociedade, sendo que o poder público não tem conseguido equacionar esta questão. 

Lair Braga também enfatizou a importância de entidades como a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), CDL (Clube dos Dirigentes Logistas de Piracicaba), os frequentadores da praça, arquitetos e especialistas do ramo e, demais pessoas e representações, incluindo o poder público, num grande fórum de discussão sobre a revitalização da praça. 

O vereador Lair Braga também comentou sobre a necessidade de revitalização do entorno da rua do Porto, até na condição de fomentar o turismo, que é uma das melhores indústrias do mundo, sendo que se não apostarmos nisso não vamos fomentar o turismo em Piracicaba. "Da ponte pênsil até a ponte estaida não existe nenhum banheiro sequer", disse o parlamentar, na defesa destes equipamentos.

O vereador Lair Braga também abordou a situação do comércio da região central de Piracicaba, na defesa de mais fiscalização para disciplinar o setor e até impedir que muitas empresas saiam da cidade, provocando evazão fiscal. Além de comentar sobre a necessidade de revitalização da área central, com o reforço da iluminação pública e outros melhoramentos estruturais.

Lair Braga ainda comentou sobre o projeto de creche em horário extendido, que já está sendo implementado na creche São Vicente de Paulo, o que cumpre metas de campanha de seu mandato, contemplado pela atual administração municipal, garantindo 106 vagas, onde a mãe pode deixar os filhos até 18h30. Braga também relacionou a Creche Branca de Azevedo, que também abrirá suas portas para atender esta demanda social. 

Sobre a problemática que envolve os moradores do bairro Santa Rica e entorno, o vereador Lair Braga enfatizou que a Justiça deu prazo de 30 dias, a vencer no final deste mês para que a prefeitura retire o muro, que hoje faz até uma divisão de classes perante os cidadãos que habitam outros bairros daquela região. 

Lair Braga ainda ponderou sobre projeto de decreto legislativo em tramitação na Câmara que homenageia moradores, comerciantes e pessoas, na criação do Dia do Bairro São Jorge. Além de enfatizar a realização de melhoramentos, como a construção de uma rotatória na avenida Laranjal, que dá acesso ao Santa Fé I, II e bairro Pau Queimado, em luta que contempla antiga reivindicação da população. 

Lair Braga encerrou suas considerações falando do momento político atual, onde no domingo o povo irá às urnas escolher os futuros governantes. Rogou a Deus para que ajude a todos neste processo. E, que também os piracicabanos possam valorizar os candidatos locais, visto que já houve deputados de fora que levaram mais de oito mil votos e não trouxeram nenhum tostão para Piracicaba, sendo que por outro lado tivemos deputados de fora que trouxeram recursos para cá. "E que possamos no domingo fazermos um ato de civilidade e felicidade. E, que vença o melhor para nosso povo, principalmente para os que mais precisam", disse.  

   

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional Lair Braga

Notícias relacionadas