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17 DE JULHO DE 2020

Jornalista detalha técnica para o desenvolvimento do storytelling


Sabrina Scarpare participou da live desta quinta-feira (16) no perfil do Instagram do programa Parlamento Aberto.



EM PIRACICABA (SP)  

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Sabrina Scarpare atua na assessoria de comunicação com foco no storytelling







Com os rostos cobertos por máscaras e o contato reduzido a toques de cotovelo, as mídias digitais tornaram-se, para o empreendedor, uma forma de contato direto com os consumidores. Neste cenário, a utilização de ferramentas que humanizam a interação da empresa aproxima a marca do público. Esta é uma característica do storytelling, tema da live desta quinta-feira (16) no perfil do Instagram do programa Parlamento Aberto.

A jornalista e storyteller Sabrina Scarpare explicou as características da "arte de contar histórias”, segundo ela, e explicou como esse conceito pode ser aplicado nas empresas.

As histórias são parte da Humanidade desde os primórdios. Desde a sabedoria transmitida pela mitologia grega às vivências dos pais ou avós, ouvir histórias é ação inerente ao ser humano. Como meio de usar esse artifício, o storytelling apresenta técnicas e macetes de construção de histórias que auxiliam a empresa a contar sua trajetória e passar uma mensagem ao cliente, por meio de uma narrativa com roteiro, cenas e personagens

“Construímos narrativas no nosso dia-a-dia e o storytelling contribui para uma afinada no jeito que a gente vai contar uma história”, disse Scarpari. Ela observa que, dentre as técnicas do storytelling, está a Jornada do Herói, conceito criado por Joseph Campbell em 1949 que descreve 12 passos da jornada do herói na busca por uma conquista.

O método inicia-se com a apresentação da vida comum, passa por um momento de chamado do “herói” para a aventura, pela recusa do herói nesta jornada, pela ligação do herói com pessoas que o auxiliam, por um ponto em que o personagem pensa em desistir do processo e, no final, a realização da sua trajetória.  

Sabrina cita, como exemplo, o filmes do personagem homem-aranha, que adquire um superpoder e durante sua trajetória passa um processo de identificação como super-herói, com provações e desafios e, ao final da história, assume a identidade que lhe foi dada dentro de um "chamado" e o compromisso de usar os poderes com responsabilidade.

A jornalista explicou que o empreendedor deve entender profundamente a sua marca e seu serviço para aplicar a técnica do storytelling. Ela também frisou que, no processo de contar uma história, na busca pela humanização, as empresas podem demonstrar eventuais fraquezas e percalços da trajetória, além das realizações, neste processo de comunicação.

A técnica, segundo Sabrina, pode ser utilizada em diferentes plataformas digitais e deve ser adaptada a linguagem da plataforma escolhida. “Nós temos o nosso próprio canal de comunicação hoje em nossas mãos. Cada um de nós é uma mídia e precisamos saber usar essa mídia”, comentou a jornalista.

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, é possível se cadastrar na lista de transmissão do Whatsapp neste link.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto

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