PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE AGOSTO DE 2014

João Manoel recebe a visita do ex-reitor da Unimep


Clóvis Castro, acompanhado de sua esposa, Dagmar Silva compareceu à Câmara como forma de agradecer o apoio da Casa de Leis durante sua gestão frente à instituição.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

João Manoel recebe a visita do ex-reitor da Unimep

João Manoel recebe a visita do ex-reitor da Unimep
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

João Manoel recebe a visita do ex-reitor da Unimep

João Manoel recebe a visita do ex-reitor da Unimep
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

João Manoel recebe a visita do ex-reitor da Unimep

João Manoel recebe a visita do ex-reitor da Unimep
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

João Manoel recebe a visita do ex-reitor da Unimep



O ex-reitor da Unimep - Universidade Motodista de Piracicaba, Clóvis Pinto de Castro, e sua esposa, Dagmar Silva Pinto de Castro, foram recebidos na manhã desta sexta-feira (22), pelo presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB), que na oportunidade destacou o gesto de grandeza do educador em reconhecer as importantes parcerias estabelecidas, que hoje norteiam os rumos da instituição, bem como estabelecem novos parâmetros de crescimento regional.

O parlamentar enfatizou o trabalho de Clóvis de Castro, nos momentos difíceis em que a Unimep passou, onde foi fundamental o resgate da confiabilidade entre a comunidade escolar, envolvendo o corpo docente e funcionários, que se sentiram mais seguros com as tomadas de decisões frente ao futuro da instituição.

João Manoel também falou na condição de presidente do sindicato que agrega os trabalhadores da Unimep e, reconheceu que foi fundamental o estreitamento de amizade, sem que isso comprometesse a independências das organizações.

Clóvis de Castro reiterou o caráter da vista de cortesia à Camara, como forma de agradecimento recebido, frente à sua gestão, na reitoria da Unimep, onde sempre se pautou por um trabalho coletivo, com respeito ao diálogo entre todas as partes. E, informou sobre sua nova atuação profissional, diretor da escola de Negócios Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e diretor da AddUp Consultoria Empresarial, empresa focada na área de educação corporativa.

A esposa de Clóvis de Castro, Dagmar Silva também enalteceu o papel da Câmara frente ao legado da história do metodismo em Piracicaba. E, informou que permanece ligada à Unimep, atuando como professora do programa de doutorado em Administração. Além de ser gestora de projetos do Pira 21.

HISTÓRICO -  A trajetória de Clóvis Castro na gestão da Unimep ganhou repercussão na Câmara de Vereadores de Piracicaba, por intermédio do presidente, João Manoel dos Santos, que conferiu a entrega da moção de aplausos 110/2012, em reconhecimento à sua gestão frente à Universidade Metodista de Piracicaba, de 2009 a 2012.

A Unimep é uma instituição de ensino superior filantrópica, mantida pelo Instituto Educacional Piracicabano, cujos importantes serviços educacionais prestados à Piracicaba, em seus 131 anos de história são amplamente reconhecidos pela sociedade piracicabana.

Castro foi conduzido ao cargo de reitor da Unimep, no auge de uma grave crise institucional-financeira pela qual passou a instituição no período, e cujo papel decisivo, no enfrentamento da crise, foi de conhecimento público, onde implementou os empreendimentos imobiliários que hoje são motrizes do desenvolvimento de Piracicaba, através do chamado Master Plan.

Na gestão de Clóvis Castro, a comunidade acadêmica da Unimep se viu envolvida nos grandes debates da cidade, através da participação qualificada da universidade nos conselhos municipais de direitos, e na elaboração de políticas públicas e projetos de interesse do município.

Hoje, a instituição se encontra bem posicionada no cenário da educação superior brasileira, e tendo a qualidade como diferencial, obtendo, segundo o “Guia do Estudante”, atualmente, 19 cursos universitários, entre os melhores do país, e o total de 22 cursos avaliados com conceitos “bom” e “ótimo”.

Castro deixou um legado extremamente positivo, que é visível no dia a dia da universidade, e do qual despontam excelentes perspectivas para o futuro da Unimep.

LEGADO - Clóvis retrata que desde 1981, quando assumiu a direção da escola Metodista, em Pato Branco, uma escola de Ensino Fundamental, vivenciou experiências diferenciadas em gestão educacional. Já exerceu as funções de: reitor da Fateo - Faculdade de Teologia; vice-reitor e vice-diretor geral na Umesp – Universidade Metodista de São Paulo e no Ims – Instituto Metodista de Ensino Superior; reitor da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), onde, de 2009 a 2012, além de reitor, foi o diretor geral do Instituto Educacional Piracicabano (IEP), que tem duas outras instituições de ensino sob sua responsabilidade: Colégio Piracicabano e a Escola de Música de Piracicaba, Maestro Ernst Mahle (Empem).  

"Procuro sempre trabalhar com processos participativos, planejados, com foco na inovação. Na trajetória de formação acadêmica e de gestor educacional, sempre procurei conciliar teoria e prática nos processos educativos. Destaco, também períodos de estudos, pesquisas e visitas internacionais, que permearam a minha formação (Inglaterra, Alemanha, Suíça, África do Sul etc.). A diversidade cultural foi e é um diferencial na minha vida pessoal e profissional", disse.  

A biografia de Cóvis Castro pode ser aferida em seu lattes.cnpq.br/6322135295664437, onde ele comenta um pouco sobre sua trajetória profissional.

"A vivência como gestor me levou a fortalecer vínculos com diferentes segmentos empresariais. Em 2011, a convite da presidência da Hyundai, tive o privilégio de ir à Coréia do Sul para conhecer suas fábricas e seus centros de inovação tecnológica. Em 2012, estive na Alemanha para conhecer vários dos Institutos Fraunhofer, organização de referência quando se trata de pesquisa avançada, inovação e parcerias com empresas e universidades. Estive também envolvido na idealização do Park Unimep Taquaral, parceria entre a THCM e o IEP. Atualmente, sou diretor da escola de Negócios Acipi(Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e diretor da AddUp Consultoria Empresarial, empresa focada na área de educação corporativa", destacou.  

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas