PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE SETEMBRO DE 2019

Isac Souza defende incentivo para disseminação de energias renováveis


Vereador ocupou a tribuna da Câmara, na noite desta segunda-feira (2), durante a 47ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





O vereador Isac Souza (PTB) defendeu, na tribuna da Câmara, na noite desta segunda-feira (2), o incentivo fiscal para a disseminação de energias renováveis no Município. “É algo que pode encontrar uma grande adesão das pessoas”, disse, ao sugerir a implantação do chamado IPTU Verde. A fala ocorreu na 47ª reunião ordinária.

A sugestão encontra eco em recentes ações do Executivo Municipal, que, a partir do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e a empresa Mirante, concessionária da área de saneamento do Município, organiza uma discussão sobre a reutilização de lodos produzidos nas estações de tratamento de esgoto. 

“Fiquei muito feliz em ver que a Prefeitura está promovendo discussões sobre a reutilização do lodo. Isso é muito importante. Aparentemente, pode se pensar que é o lodo gerado nas estações de tratamento é um ‘fim de linha’, mas ainda existe a possibilidade de trabalhar com todo esse material”, defendeu Isac Souza. 

Ele recordou que, no evento do Executivo, foi abordada a possibilidade de trabalhar com o lodo em forma de adubo, “mas essa é uma das formas”, disse. “Anteriormente a este encontro, eu entrei com uma indicação nesta Casa de Leis falando justamente sobre o tratamento do lodo, mas como uma matéria para geração de energia”, disse.

Isac ressaltou que a cidade tem capacidade de tratar os resíduos sólidos e, na usina, existe um biodigestor que pode ser utilizado em diversas utilidades. “Junto com uma matéria orgânica, ele dá uma qualidade para que esse biogás possa ser gerado”, disse. 

O vereador também destacou a energia fotovoltaica (gerada pela luz solar), que, segundo ele, “está crescendo no País todo”. Ele lembrou que o próprio Executivo está estudando maneiras para implantação de incentivos voltados à disseminação desta tecnologia não apenas entre empresas, mas a cidadãos comuns. “Apesar dos gastos iniciais, a eficiência desta tecnologia pode dar um equilíbrio de receitas”, disse.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Isac Souza

Notícias relacionadas